Reflection



Paradigma.pt
Sun Jan 23 20:53 2005



PortugalEstá a fazer um mês que o domain "paradigma" foi registado sobre o ccTLD ".pt"
Como é sabido para se conseguir este registo é preciso passar por várias burocracias de modo a possuirmos os seguintes documentos:
Cópia do CIPC ou documento equivalente;
Cópia do Diário da República (DR);
Cópia dos estatutos;
Cópia de documento comprovativo da qualidade de Empresário em Nome Individual;
Cópia de documento comprovativo da qualidade de Profissional Liberal;
Cópia do Bilhete de Identidade;
Cópia do Título de Registo de Marca ou do respectivo Pedido (quando é a base de registo do domínio);
È devido a este complicado caminho a percorrer que o ".pt" ainda possuí uma certa credibilidade em relação a outros TLD`s como por exemplo um ".org" onde qualquer um pode registar o nome que quiser sem ter de provar a sua legitimidade.
Sendo assim, tudo a que se referia paradigma.co.pt passa agora para paradigma.pt e foi este processo de migração que estive hoje a fazer aproveitando o facto de estar doente e não poder ir passear.
Configurar o BIND, o Apache, o Postfix e mais uma boa quantidades de coisas que com a ajuda do VI ":%s/paradigma.co.pt/paradigma.pt" passado 5 minutos estava tudo a funcionar como o esperado. Para a migração nao ser radical e para que as pessoas mudem os seus contactos e bookmarks o paradigma.co.pt continua a ser "servido" mas irá sendo descontinuado com o passar do tempo.
Sendo assim o novo endereço do site é http://paradigma.pt/gngs


Europa em Grande
Sun Jan 23 17:06 2005



EvoluçãoO "velho" continente começou o ano 2005 com grandes feitos tecnológicos, conseguindo construír o maior avião do mundo e levar a sua sonda a zonas do universo onde nunca nenhuma outra ousára chegar.
No passado dia 19 deu-se a apresentação ao público do "Superjumbo", o maior avião comercial do mundo construído com o esforço da Alemanha, Inglaterra, França e colaboração da Espanha.
O AirBus A380 tem uma lotação para 555 lugares, mais 140 que o 747 da companhia Americana Boing, e possuí casinos, ginásios e todos aqueles luxos que se costuma ter nos grandes Cruzeiros.

A outra conquista deu-se no universo, espaços onde a Europa ainda não tinha vingado com o sucesso que os EUA o fizeram, muito devido á Guerra fria onde os Russos e os Americanos rivalizavam a nível tecnológico.
A Huygens aterrou em Titã, a maior lua do planeta Saturno, e desde então tem enviado informações consideradas importantissimas pelos cientistas para desvendar o mistério do surgimento de vida no nosso planeta, já que as condições químicas da atmosfera são idênticas á da Terra á 4 biliões de anos. Hà que salientar que a ESA nunca teria conseguido este feito sem a ajuda da NASA que deu "boleia" á Huygens na sua nave Cassini.



Exposição
Tue Jan 18 19:17 2005



Noids a dar-lheNa passada terça feira realizou-se a inauguração da exposição de obras de arte realizadas por um amigo meu de seu nome David CaraNova.
Apesar de terem-me mandado um convite pelo correio, como não tenho por hábito abrir a caixa de correio pois normalmente so trás más noticias, foi por acaso que soube da inaguração e como já estava a sair do trabalho tive de me apresentar na exposição de fato e gravata, traje que normalmente não uso mas naquele dia devido a uma importante reunião prévia tive de o fazer o que causou alguma estranheza por parte dos meus amigos/as.

A exposicão está situada dentro do instituto superior técnico no edificio Pòs-Graduação numa sala que por acaso fica a 10 metros da sala onde pela primeira vez tive uma aula no ensino superior, se bem me lembro tratava-se de ProgramaçãoI com pascal como linguagem. Já não entrava no IST á uns tempos, foi uma sensação estranha o que não quer dizer que tenha sido necessáriamente má. Muitas das obras expostas já conhecia porque normalmente quando o David dá uma festa na casa dele existem dois sitios que obrigatoriamente temos que vistar, o atelier e claro a Adega. Apesar de tudo ainda fui surpreendido com este quadro do qual gostei muito. As obras do David estão normalmente relacionadas com monstros e transmitem sensações muito fortes, sao quadros que normalmente nao se veêm pendurados em casas habitacionais o que leva a que a sua venda nao seja muito fácil, mas como o David é professor de Educação Visual, os quadros são para ele mais um hobby onde expõe a sua criatividade. È engraçado ver as pessoas a comentarem os quadros, a idealizarem o que está por detras dele, e eu a saber em que circunstâncias ele foi pintado.
A exposição está aberta até dia 14 de Fevereiro, visitem.


Telemoveis
Tue Jan 18 18:57 2005



telemovelEste pequeno objecto que veio para ficar e fazer cada vez mais parte das nossas vidas.
Hoje em dia o telemovel massificou-se de tal forma que até os mais reticentes em relacao á sua utilizacao tiveram que deixar as suas crenças de lado e sujeitarem-se ao hype sob a pena de ficarem a viver num mundo isolado.

Existem estudos internacionais que apontam que quanto maior o indíce de telemoveis mais desenvolvida essa sociedade, mas como toda a regra tem a sua excepcção, parece-me que Portugal vem contrariar estas conclusões. Somos os que mais telemoveis consumimos, havendo uma média de 1 telemovel por habitante, a questão é que as outras nações dão um uso muito mais profissional ao objecto enquanto em Portugal limitamo-nos a mandar sms superfluas.

Depois de há 8 anos me terem oferecido o meu 1º telemovel e ter possuído mais uns 5 durante esse periodo eis que há cerca de um mês adquiri um Sony Ericsson T610 oferecido pela empresa, nunca fui de ter telemoveis tecnologicamente muito avançados, mas como a cavalo dado não se olha o dente decidi adoptar o T610 no dia a dia. Ainda não é o chamado telemovel de 3ª geração, mas dá para fazer coisas engraçadas. Para além de testar o envio de sons e afins via Bluetooch configurei-lo tambêm para sacar mail via pop3 e a enviar por SMTP. Já no meu telemovel anterior, um nokia 3510, conseguia receber e enviar mail mas por WAP pois aproveitei o apache do paradigma para instalar um WapWebmail.

Depois destas coisas básicas aproveitei o suporte java e a titulo de exemplo fiz download de um browser chamado "Webviewer" de modo a conseguir ver sites em Html e funcionou. Com esta boa experiencia decidi ir á procura de um cliente de ssh de modo a conseguir fazer administração remota de alguns servidores pelo telemovel, mas esta experiencia nao correu bem dando-me um erro de socket. Perante este cenário pus-me a pensar, será que a TMN apenas deixa sair trafego pela porta 80 atravês de um proxy? Para testar esta teoria configurei o portatil com um dial-up via GPRS e posteriormente liguei o portatil ao telemovel via infravermelhos. Neste cenário o telemovel não era mais que um modem GPRS e 30 segundos depois de iniciar o dial-up no portatil lá estava eu ligado á net, agora tudo o que tinha de fazer era lançar o putty (cliente de ssh que tenho no portatil) e ver se conseguia a ligaçao e verificou-se que sim, logo a minha teoria de proxy estava errada e pelos logs comprovei que a TMN faz é NAT. Descobri que o cliente de ssh em java de que tinha feito o download era para correr numa java virtual machine com versão superior á que o T610 trás e que provavelmente o erro derivava disso.

Começa a não fazer sentido ter um PDA quando os telemoveis fazendo quase tudo a que este se propoe, e no futuro deixa de fazer sentido existir computadores portáteis pois com a taxa de evolucao dos telemoveis estes absorvirão este sector de mercado.