Este pequeno objecto que veio para ficar e fazer cada vez mais parte das nossas vidas.
Hoje em dia o telemovel massificou-se de tal forma que até os mais reticentes em relacao á sua utilizacao tiveram que deixar as suas crenças de lado e sujeitarem-se ao hype sob a pena de ficarem a viver num mundo isolado.
Existem estudos internacionais que apontam que quanto maior o indíce de telemoveis mais desenvolvida essa sociedade, mas como toda a regra tem a sua excepcção, parece-me que Portugal vem contrariar estas conclusões. Somos os que mais telemoveis consumimos, havendo uma média de 1 telemovel por habitante, a questão é que as outras nações dão um uso muito mais profissional ao objecto enquanto em Portugal limitamo-nos a mandar sms superfluas.
Depois de há 8 anos me terem oferecido o meu 1º telemovel e ter possuído mais uns 5 durante esse periodo eis que há cerca de um mês adquiri um Sony Ericsson T610 oferecido pela empresa, nunca fui de ter telemoveis tecnologicamente muito avançados, mas como a cavalo dado não se olha o dente decidi adoptar o T610 no dia a dia. Ainda não é o chamado telemovel de 3ª geração, mas dá para fazer coisas engraçadas. Para além de testar o envio de sons e afins via Bluetooch configurei-lo tambêm para sacar mail via pop3 e a enviar por SMTP. Já no meu telemovel anterior, um nokia 3510, conseguia receber e enviar mail mas por WAP pois aproveitei o apache do paradigma para instalar um WapWebmail.
Depois destas coisas básicas aproveitei o suporte java e a titulo de exemplo fiz download de um browser chamado "Webviewer" de modo a conseguir ver sites em Html e funcionou. Com esta boa experiencia decidi ir á procura de um cliente de ssh de modo a conseguir fazer administração remota de alguns servidores pelo telemovel, mas esta experiencia nao correu bem dando-me um erro de socket. Perante este cenário pus-me a pensar, será que a TMN apenas deixa sair trafego pela porta 80 atravês de um proxy? Para testar esta teoria configurei o portatil com um dial-up via GPRS e posteriormente liguei o portatil ao telemovel via infravermelhos. Neste cenário o telemovel não era mais que um modem GPRS e 30 segundos depois de iniciar o dial-up no portatil lá estava eu ligado á net, agora tudo o que tinha de fazer era lançar o putty (cliente de ssh que tenho no portatil) e ver se conseguia a ligaçao e verificou-se que sim, logo a minha teoria de proxy estava errada e pelos logs comprovei que a TMN faz é NAT. Descobri que o cliente de ssh em java de que tinha feito o download era para correr numa java virtual machine com versão superior á que o T610 trás e que provavelmente o erro derivava disso.
Começa a não fazer sentido ter um PDA quando os telemoveis fazendo quase tudo a que este se propoe, e no futuro deixa de fazer sentido existir computadores portáteis pois com a taxa de evolucao dos telemoveis estes absorvirão este sector de mercado.