Reflection



Backup's
Tue Feb 15 19:17 2005



Be carefulHoje decidi aproveitar todo o espaço que o serviço de mail do Google nos proporciona.
Como é raro usar a minha caixa de correio do Gmail decidi usar o 1 Giga como sistema de backup's do "My Little Place".
Para que o processo fosse automático fiz um pequeno shell script que irá enviar um mail todos os Domingos de madrugada com um attach que terá como conteudo todos os dados do site.
------------------------------
[gngs@neon bin]$ cat backup.sh
#!/bin/bash
path='/home/gngs/public_html/sunplace/';
mysqldump -h xenon -u myuser --password=mypass mydb >$path'BDSQL';
sleep 1;

tar -jcf sunplace.tar.bz2 $path;
sleep 1;

echo | mutt -s "Backup sunplace" -a sunplace.tar.bz2 
goncalo.silva@gmail.com;
rm -rf sunplace.tar.bz2;
--------------------------------

[gngs@neon bin]$ crontab -l | grep backup
24 05 * * 0 /home/gngs/bin/backup.sh


--------------------------------
Depois configurei a conta no Gmail com um filtro de modo a que estes mails semanais vão directamente para os "Arquivos" ao invés da Inbox de modo a que esta possua apenas mails que realmente pretendo ler.
Tenho plena confiança no sistema de Backups interno que a Rede do Paradigma possui, nao fosse esta implementada por mim, no entanto existe uma situação em que esta falha redondamente. Como todas as máquinas estão no mesmo espaço fisico, em caso de incêndio tudo será destruído, com este processo de mandar dados sensiveis para as minhas contas de Gmail consigo contornar este problema.

Já tinha em mente fazer este processo á algum tempo, mas existiu um factor que me levou a acelerar a sua implementação, o incêndio na Torre Windsor em Espanha, onde devido a esta tragédia muitos dados de diversas empresas foram perdidos para sempre.

Hoje ao analisar o webalizer, programa que permite entre outras coisas ver o numero de Hits do site, verifiquei que possuío uns "fans" que pretendem crackar a máquina atravês de algum bug que o código do meu site possua pois não acredito num defaced a um site tão insignificante. Os logs não mentem e estão cheios deste tipo de request's
----------------------------------
GET /gngs/view.php?pid=184%20AND%201=(SELECT%20COUNT
(*)%20FROM%20tabname);%20-- HTTP/1.1"

GET /gngs/view.php?pid=188%20or%201=1 HTTP/1.1" 200 6807 "-"
-----------------------------------
Isto é uma clara tentativa de 'SQL Injection'. Não sendo eu um expert em programar PHP ou SQL, existem certos conceitos de segurança que tenho sempre presentes, portanto codei certas funções que tentam proteger deste ataques, tal como de XSS e mais alguns, mas claro ninguem é perfeito e podem ter sempre sucesso na sua exploração, no entanto á que frisar que para alêm de programador tambêm sou administrador da máquina o que me dá uma segurança a outro nível.

O VHOST está configurado com estas funções de php (You Know what that means)e o php.ini tem bastantes funções desactivadas, o Mysql corre em Chroot e o user do site tem direito a muito poucos statements.
Posso revelar algumas medidas de segurança implementadas porque o Paradigma é um hobby para as pessoas que o formam e todas elas exercem outra actividade profissional o que faz com que não esteja restrito ao sigilo profissional como acontece em outras redes que administro e deste modo pretendo desencorajar esta legião de fans a novas tentativas.

I'm watching You for a long time, phpBB rings a bell?


Amigos Artistas
Sun Feb 13 16:00 2005



good?Estando eu intrinsecamente ligado ao mundo tecnológico seria de esperar que grande parte do meu circulo de amigos mais próximos tambêm o tivesse, mas infelizmente ou não isso não é verdade.
Satisfaz-me imenso a diversidade de aptidões que os meus amigos apresentam, seria deveras aborrecido para mim estar constantemente a falar de tecnologia, já o faço a nível académico e profissional e assim não o tenho que fazer nas horas de lazer.
A maioria dos meus amigos está eventualmente relacionado com o mundo das artes, uma area demasiadamente abstrata para que me sinta atraído. È-me inconcebível que a mesma "obra" seja para entendidos na matéria uma coisa divinal e para outros uma poluíção visual, estes extremos não acontecem no meu mundo onde tudo é mais concreto e palpável.

Apesar desta minha insensibilidade penso que ao longo dos tempos tenho tido um espirito mais aberto e por vezes vejo-me a "discutir" arte, coisa impensavél á um punhado de anos atrás e que teve as suas consequências.
Já vos dei a conhecer o David Cara Nova, mas existem outros que de uma forma ou de outra conseguem produzir arte. Não sei se reparam, mas os "calvin's" do site sofreram umas transformações a nível visual, estas foram realizadas pelo Rui Rodrigues que apenas faz arte digital (pelo menos que eu conheça). Seu hobby é pegar em fotos e dar-lhes um toque pessoal que normalmente as transforma em algo mais industrial e distrocido. Podem consultar a sua "obra" no site http://chafarica.blogspot.com

Depois temos o Dany, talvez o que encarna mais o estatuto de artista pois para alêm das suas obras o seu estilo de vida, onde enfrenta o desconhecido sem nada recear, vai ao encontro do conceito que todos nós possuímos de "artista".
Suas obras são feitas apenas com papel e caneta onde reproduz vários pontinhos que absorvidos pela nossa retina dá um resultado final extraordínario. O site onde o Dany expoe as suas obras passadas para formato digital é http://khalinomiconee.no.sapo.pt

Haveria mais algumas pessoas que podia referir, como por exemplo a Chinha que já ganhou prémios ou alguns dos N Arqºs que conheço ou Engenheiros navais, no entanto não há registo digital das suas obras o que torna superflúo a sua referência. A estes ultimos peço que não deixem a tecnologia de fora das vossas vidas ;)


Carnaval is over
Tue Feb 8 20:28 2005



Apesar de oficialmente só acabar daqui a dois dias, dou por terminado o meu Carnaval.
O que teve este Carnaval diferente dos outros anos? nada e quase tudo pois são os pormenores que ditam o destino da vida.
È no meio desta loucura encharcada em alcool que costumo avaliar o meu estado mental, a fronteira entre o consciente e o inconsciente torna-se ténue e os fantasmas que nos atormentam surgem. Esta introspecção revelou-me que não estou tão estável como o desejado, existem assuntos que estão a fazer estremecer a estrutura e nada melhor que a ressaca de Carnaval para delinear as curvas do Futuro.

Vou-me concentrar na minha vida académica tentanto que a profissional não a invada sistemáticamente, isto ajudar-me-á a não me deixar absorver pela loucura que parece afectar outros. O trabalho irá ser o meu refúgio de uma sociedade que me assusta mas na qual jamais temerei abrir o meu trilho.
"So lose yourself to find yourself
Don't need to act like nobody else
Sometimes it feels as if the road is blocked
I'll find a way, I'll move those rocks
Cuz what doesn´t kill you makes you stronger
Freedom!"


StraightHate
Sat Jan 29 20:39 2005



whatever u want

I ask myself why am I so hateful it means part of my nature people say I´m fucked in my mind feels like there is nothing left inside Walking on different dirty streets but the same old feeling still exists hate´s like a shade that never leaves leave me alone I don´t need simpathy What goes around comes around you going down down STRAIGHTHATE Criticize and call me negative you never faced life or reality separate myself from the rest what the fuck do you expect? What goes around comes around you going down down STRAIGHTHATE Grow in the ghettos made me real to deal with my fears motherfucker you don´t understand pain and hate