Hoje apetece-me divagar de como vejo o presente e interpreto o futuro das telecomunicações.
O mundo anda em constantes mudanças e nas áreas tecnológicas essa realidade reflete-se no nosso quatidiano de uma forma tão comum que por vezes temos que parar para nos dar-nos conta dessa evolução. Há 20 anos atrás era incomúm uma família ter um telefone fixo, 10 anos depois o incomúm era não ter. Presentemente uma boa percentagem da população portuguesa possuí um telemóvel, coisa impensável á uma década atrás e agora começam a surgir os telemóveis 3G.
Na Europa foi escolhida a tecnologia UMTS para 3ª Geração devido ao facto desta poder ser implementada sob o mesmo hardware que a GSM, apesar de não serem compatíveis já que as diferenças são muitas o que obriga os fabricantes a suportarem actualmente telemóveis tanto o 3G como o 2G (GSM).
O UMTS actua no espectro de frequência diferente (1.9->2.1Ghz) e é uma rede "packet-based" ao invés de "circuit-based" o que permite uma muito melhor rentabilização da rede com taxas de transmissão superiores e usufruir de todas as vantagens que uma rede IP proporciona.
Para mim não será o facto de poder fazer chamadas por vídeo que irá levar os consumidores a adoptarem pelo UMTS, existem factores muito mais aliciantes que nos proporciarão que todas as tarefas que fazemos em casa no nosso PC com banda larga sejam feitas num telemóvel, e portanto a nomenclatura "telemóvel" deixará de fazer sentido, porque para além de telefone este será o nosso "media center", a nossa workstation onde tratamos dos emails, onde administramos máquinas remotas, enfim uma panóplia de funcionalidades. Por exemplo, actualmente já é possível se utilizar o skype (VoIP) nos 3G para fazer chamadas, o que me leva a pensar que as Telcos irão mudar os tipos de tarifários que aplicam hoje em dia
Mas o UMTS não será so usado nos telemóveis, nos nossos PC's e portateis tambêm é possível. O que acontecerá é que iremos ter na nossa casa um router/PBX que irá possuir dois receptores, um WIFI para fazer uma intranet com os outros aparelhos da casa (telefone móvel, portatil, frigorifico, janelas), e outro UMTS para a ligação ao exterior.