Não há outra maneira de me referir ao imposto Automóvel se não como uma VERGONHA e ROUBO nacional.
Todos os estudos referem Portugal como o país que tem o parque automóvel mais antigo da união europeia, mas o que esses estudos muitas vezes não advertem são as condicionantes para que assim o seja.
O problema está no facto de que Portugal tem os carros mais caros da UE, não devido ao lucro dos comerciantes em si mas devido ao elevado imposto que o Estado Português impõe ao contrário dos outros países, já que o preço base é idêntico em todos eles.
O mesmo carro em Espanha custa cerca de 2/3 do preço do que em Portugal e tendo em conta que o nível de vida dos Espanhóis é 2 vezes maior que a nossa está explicado o porquê dos portugueses não comprarem tantos carros novos e a culpa disto deve-se á falta de visão dos nossos governantes que não percebem que se baixarem o imposto automóvel mais viaturas serão vendidas e portanto iram buscar praticamente as mesmas receitas no imposto, mas impera nestes governos a inércia para mudar seja o que for. Gostam tanto de referir a Europa como exemplo a seguir mas na prática continuamos com políticas fiscais de 3º Mundo.
O imposto automóvel em Portugal está mal implementado logo na sua base, quanto maior a cilindrada maior o imposto a pagar, quando devia de ser os cavalos e nunca a cilindrada, mas o que alguns países europeus já estão a aplicar é que quanto maior a poluição provocada pelo carro maior o imposto e parece-me que esta é a medida certa pois o ambiente tem de ser uma prioridade.
Mas para além do IA o estado também aplica o IVA e fá-lo de um modo que não passa de um malabarismo financeiro para ir buscar mais receitas, quem se recente é o consumidor final com um preço mais elevado. O estado aplica o IVA como dupla tributação porque o aplica em cima do IA, ou seja fá-lo da seguinte forma: (Preço_base + IA)+(preço_base + IA)x19% e o que todos os outros países fazem é (preço_base + IA) + (preço_base)x19%.
Em 2010 espera-se que o comércio dos automóveis seja realmente livre dentro da UE, quando assim for tenho a certeza que Portugal apesar de ter o pior nível de vida não terá o parque automóvel mais antigo, porque nesta sociedade o lema "Diz-me que carro tens, dir-te-ei quem és" aplica-se na perfeição.