View Comments



Script Kid
Thu Mar 3 15:34 2005



Bad boyNão sei se viram ontem á noite uma entrevista no jornal da TVI sobre "Hacker's". A matéria até é actual e deve ser discutida mas nunca com o sensacionalismo como que os media a apresentam que leva a pânicos infundados e desnecessários.
Para quem não viu a reportagem, podem ter uma pequena visão do que se tratou através de outra entrevista que o mesmo "hacker" deu ao correio da manhã.

Secalhar vou arruinar o sonho de muitos mas este jovem da entrevista está longe de ser um hacker, é apenas aquilo que na gíria informática se apelida de "script kid", alguém que usa programas feitos por terceiros para invadirem máquinas sem qualquer tipo de ética ou critério. Estas pessoas na maioria das vezes nao sabem qual o bug que estão a explorar e muito menos como o estão a fazer, para eles o desafio é a "ilegalidade" e não o descobrir novas falhas no software até porque não possuiem conhecimentos para tal. O conceito de Hacker está longe de ser uma pessoa que usa base de dados praticamente públicas com numeros de cartões de crédito para mandar vir rosas online, ou alguém que invadiu 1000 máquinas que ninguem conhece e que não possuiem quaisquer politicas de segurança, isso é tão trivial como pegar no ultimo bug do phpBB e fazer um worm dele utilizando os vários motores de busca para uma invasão indiscriminada, coisa que se faz em 30 minutos.

Tentando-me abstraír do show-off e gralhas que estão associados a estas entrevistas podemos retirar algumas conclusões do que delas resulta:

-O aspecto positivo desta mediatização é que ele provou que não é preciso ter conhecimentos informáticos para se tornar a Net num caos, basta apenas ter o 9ºano e tempo livre. Pode ser que assim as empresas se apercebam que vão ter de gastar dinheiro em politicas de segurança se querem estar na rede, e os utilizadores normais que tenham uma conduta de desconfiança tal como o fazem na vida real. "Se um estranho te oferecer algo, não aceites", não é isto que se aprende na infância?

-O aspecto negativo é que vamos ter de levar com os rapazolas de 14 e 15 anos que ao verem a entrevista decidiram que vao ser "hackers", afinal pode-se comprar todo o tipo de coisas online com o dinheiro dos outros(como se o conceito de hacker tivesse algo haver com isso). A mensagem que dou estas pessoas é " But the winners lose it all someday".
Não sei qual o futuro deste jovem, até porque a Policia Judiciária deverá ter todos os elementos para a sua identificação sem ter de se levantar o problema do sigílo profissional dos jornalistas.
Aqui vão umas dicas...
Página Pessoal do rapaz
Blog do rapaz
Lista de invasões do rapaz

E agora para não dizerem que não vos dou nada, fica aqui a página com as passwords de sites porno que ele e os amigos compra(m) com o dinheiro dos outros. Ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão.

UPDATE(2005/03/04): Para quem não teve a oportunidade de ver em directo a reportagem da TVI, podem visualizar essa pérola aqui. São 50 megas de puro divertimento.

Entretanto a comunidade informática portuguesa está a organizar um protesto através do envio de emails á comunicação social contra este tipo de reportagens sensacionalistas. Os mails terão no seu conteúdo algo semelhante a isto.












prla
Fri Mar 4 12:18 2005



Oh Gonçalo, basta ver a pinta do jornalista autor da reportagem para perceber do que estamos a falar. E mais nao e' preciso dizer. Escusavas de gastar o teu tempo a fazer notar o obvio para pessoas com dois dedos de testa (se bem que nao faz mal a ninguem trazer um bocadinho de bom senso 'a praça publica).

Em relacao a isto, sinceramente so' tenho uma frase que me ficou na cabeça desde ha' varios anos atras e que resume, quanto a mim na perfeicao, toda esta lenga lenga de hackarus que nao tem a minima razao de existir:

"Hackers build things, crackers destroy them"

Quem anda no mundo da informatica e da tecnologia com os pes assentes na terra percebe isto perfeitamente e de certeza que nao consegue disfarçar um risinho ironico quando ve reportagens deste tipo. It's so earlier today. Old news.

'Nuff said. Cresçam e apareçam. E ja' agora, aproveitem o tempo que andam neste mundo a fazer coisas construtivas.


RE:prla by Gonçalo
Fri Mar 4 18:48 2005



Hey Paulo, long time no see you

Escusavas de gastar o teu tempo a fazer notar o obvio para pessoas com dois dedos de testa (se bem que nao faz mal a ninguem trazer um bocadinho de bom senso 'a praça publica).

O que eu disse é básico para qualquer pessoa que frequente forúns de informática mas para o comum mortal, que penso que seja a maioria das pessoas que veêm o meu site pode não ser tão obvio, daí ter preferido gastar umas linhas sobre o assunto ;)

"Hackers build things, crackers destroy them"

Este jovem nem ao "estatuto" de cracker chega. È que estes ainda conseguem construir programas que lhes permitem depois destruir em massa, este nosso amigo compra tudo já feito, enfim um parasita da sociedade que acha que é com estas reportagens que vai arranjar emprego.


Lee
Sat Mar 5 16:05 2005



Obrigada pelo update, que me permitiu ver a reportagem, primeiro que tudo.
Também gostaria de referir que gostei muito da carta, para a qual nos forneceste o link e das informações deste nosso amigo electricista, que a meu ver, mais cedo ou mais tarde será apanhado. Eu própria já fui vítima destas pessoas que tentam ignorar a pessoa por detrás de um número de cartão de crédito, que tb têm contas para pagar e não têm que pagar a dos outros. Não se iludam estes meninos, é ROUBAR. Comprar coisas com o dinheiro dos outros, é ROUBAR. A mim acrescentaram-me 30 contos na conta das horas de acesso da internet, quando o acesso ainda não era grátis. Até hoje, não sei como foi feito, mas o papá lá teve que os pagar...
Parece-me a mim que a grande discussão á volta de todo aquele sencionalismo barato da TVI foi o facto da palavra Hacker ter sido banalizada.. E acredito que isso ofenda quem realmente faz algo de produtivo.