Não sei se viram ontem á noite uma entrevista no jornal da TVI sobre "Hacker's". A matéria até é actual e deve ser discutida mas nunca com o sensacionalismo como que os media a apresentam que leva a pânicos infundados e desnecessários.
Para quem não viu a reportagem, podem ter uma pequena visão do que se tratou através de outra entrevista que o mesmo "hacker" deu ao correio da manhã.
Secalhar vou arruinar o sonho de muitos mas este jovem da entrevista está longe de ser um hacker, é apenas aquilo que na gíria informática se apelida de "script kid", alguém que usa programas feitos por terceiros para invadirem máquinas sem qualquer tipo de ética ou critério. Estas pessoas na maioria das vezes nao sabem qual o bug que estão a explorar e muito menos como o estão a fazer, para eles o desafio é a "ilegalidade" e não o descobrir novas falhas no software até porque não possuiem conhecimentos para tal. O conceito de Hacker está longe de ser uma pessoa que usa base de dados praticamente públicas com numeros de cartões de crédito para mandar vir rosas online, ou alguém que invadiu 1000 máquinas que ninguem conhece e que não possuiem quaisquer politicas de segurança, isso é tão trivial como pegar no ultimo bug do phpBB e fazer um worm dele utilizando os vários motores de busca para uma invasão indiscriminada, coisa que se faz em 30 minutos.
Tentando-me abstraír do show-off e gralhas que estão associados a estas entrevistas podemos retirar algumas conclusões do que delas resulta:
-O aspecto positivo desta mediatização é que ele provou que não é preciso ter conhecimentos informáticos para se tornar a Net num caos, basta apenas ter o 9ºano e tempo livre. Pode ser que assim as empresas se apercebam que vão ter de gastar dinheiro em politicas de segurança se querem estar na rede, e os utilizadores normais que tenham uma conduta de desconfiança tal como o fazem na vida real. "Se um estranho te oferecer algo, não aceites", não é isto que se aprende na infância?
-O aspecto negativo é que vamos ter de levar com os rapazolas de 14 e 15 anos que ao verem a entrevista decidiram que vao ser "hackers", afinal pode-se comprar todo o tipo de coisas online com o dinheiro dos outros(como se o conceito de hacker tivesse algo haver com isso). A mensagem que dou estas pessoas é " But the winners lose it all someday".
Não sei qual o futuro deste jovem, até porque a Policia Judiciária deverá ter todos os elementos para a sua identificação sem ter de se levantar o problema do sigílo profissional dos jornalistas.
Aqui vão umas dicas...
Página Pessoal do rapaz
Blog do rapaz
Lista de invasões do rapaz
E agora para não dizerem que não vos dou nada, fica aqui a página com as passwords de sites porno que ele e os amigos compra(m) com o dinheiro dos outros. Ladrão que rouba a ladrão tem 100 anos de perdão.
UPDATE(2005/03/04): Para quem não teve a oportunidade de ver em directo a reportagem da TVI, podem visualizar essa pérola aqui. São 50 megas de puro divertimento.
Entretanto a comunidade informática portuguesa está a organizar um protesto através do envio de emails á comunicação social contra este tipo de reportagens sensacionalistas. Os mails terão no seu conteúdo algo semelhante a isto.