Reflection



Justiça
Wed Apr 27 19:34 2005



justiçaPortugal possuí uma máquina judicial pesada e obsoleta no tempo, e uma Nação que opte por um regime Democrático terá de obrigatoriamente possuir um sistema Judicial que funcione, sob a pena da Democracia dar lugar á Anarquia num ápice.
A Democracia é de facto um regime de liberdade, mas esta acaba onde começa a liberdade do outro, o que significa que existem regras a respeitar e quem não o fizer tem de ser punido.
O que se verifica em Portugal é que existe um sentimento de impunidade devido á inoperância de um pilar fundamental na sociedade, a justiça.
O Ministério da Justiça tem de renovar todo o sistema, seja revendo a constituição, seja se modernizando tecnologicamente, seja retirando de lá os "velhos do Restelo" porque é inconcebível que os prevaricadores fiquem inpunes devido á demora da justiça, isto só levará á formação de milícias populares que farão justiça pelas próprias mãos, sintoma associado aos paises de 3ª Mundo dos quais Portugal se tenta distanciar mas com os quais tem cada vez mais semelhanças...



Kernel's SCM
Mon Apr 25 14:47 2005



tempestadeEste mês de Abril foi e está a ser muito controverso para o projecto do Kernel de Linux, tudo devido ás licenças do "Software Configuration Management".
Em 2002, o Linus resolver utilizar o BitKeeper como SCM do kernel de linux gerando uma onda de protestos na comunidade OpenSource que não assimilava de uma força pacífica o facto de que o maior projecto GPL teria de usar software proprietário para a sua gestão. Linus justificou-se com o facto de que não havia nenhuma ferramenta "Open" que tivesse as facilidades ou a performance do BitKeeper, algo que parecia inegável. Pessoalmente vi esta decisão sem qualquer desconfiança e mais sobre o lema "A ferramenta certa para o trabalho certo" indepentemente da licenças.

No dia 5 de Abril a BipMover anunciou que iria acabar com a sua versão gratuita do Bipkeeper de modo a dispender todos os seus esforços na versão comercial, o que levou Linus a decidir pela substituição do SCM do kernel para a alegria de muitos. Isto deixou-me confuso, então só porque agora se tinha de pagar, o BitKeeper deixou de ser a ferramenta certa? O problema além do monetário que tem sempre o seu peso é também de principios, e o Linus de certa forma teve que ceder ás pressões da comunidade apesar de continuar a não haver nenhum software tão capaz como este.

Mas todo este processo esteve longe de ser pacífico, porque veio a público que a decisão da BitMover deveu-se ao facto do Andrew Tridgell estar a escrever um cliente que tivesse interoperabilidade com o BitKeeper. A BitMover exerceu pressões na OSDL de modo a dissuadir Andrew a levar o projecto avante, argumentando com supostas infracções ao seu CopyRight mas a OSDL não tomou partido, afinal de contas o projecto estava a ser desenvolvido nas horas vagas do Andrew e não sobre a alçada da OSDL. Mais estranha foi a tomada de posição por parte de Linus que resolveu atacar Andrew com argumentos que bem analisados punham projectos como o Samba e OpenOffice em causa. Linus provavelmente deixou o sentimento de amizade superar a razão.
Depois desta tempestade as coisas começam a tomar um rumo, e espera-se pela bonança...


Encriptação
Sat Apr 16 20:27 2005



segurançaHoje apeteceu-me vestir a farda de Administrador do Paradigma e instalar uma solução tendo em vista a segurança.
O Paradigma possuí um grupo de utilizadores que se designou por "webusers" que não possuíem shell e apenas podem usufruir do serviço de FTP de modo a transferirem os ficheiros que posteriormente o Apache se encarrega de servir ao público. Esta abordagem possuí o problema de que toda a informação que 'viaja' pelo protocolo FTP não vai cifrada e portanto é trivial para um sniffer apanhar o login e pass do utilizador.
Existiam duas soluções para contornar este problema, ou instalava o daemon de FTP com mais uma camada de SSL e obrigava os utilizadores a usarem clientes de FTP que suportassem este mecanismo ou então instalava uma shell que apenas permitisse acesso SFTP ou SCP e avisava os utilizadores para usarem um cliente de SSH/SFTP normal. Optei pela segunda solução e instalei o Rssh num ambiente Chroot de modo a limitar a exploração de bugs do mesmo e também para restringir os utilizadores á sua própria "home".
Parece estar tudo a funcionar como o pretendido, mas o acesso FTP continuará activo durante mais uns tempos até porque o "problema" se resolve com os backups das homes dos users já que não me parece que a segurança do sistema esteja posta em causa mesmo com estranhos a aceder ao FTP, trata-se do vsftpd que se tem revelado realmente "very secure", em 5(?) anos que o uso não me lembro de instalar um patch de segurança.


Gmail- part II
Sat Apr 16 19:31 2005



Lies?O serviço de mail do Google estará irremediável associado com o dia 1 de abril para todo o sempre.
Como já tinha anteriormente referido, o Gmail surgiu ao público numa fase "Beta" no dia 1 de Abril de 2004, disponabilizando, mediante um convite, uma caixa de correio de 1 Giga. Devido á discrepância entre este tamanho e os oferecidos pela concorrênicia, como o Hotmail ou o Yahoo, todos pensaram ser uma piada do dia 1 de Abril.
Este ano no dia 1 de Abril, era suposto o serviço Gmail deixar de ser Beta e passar a ser "aberto" ao público em geral mas tal não se veio a concretizar, ao invés do lançamento do Gmail o Google optou por noticiar que os seus utilizadores iriam agora beneficiar de 2 Gigas de espaço para o seu mail e que este valor estaria continuamente a crescer (A taxa de crescimento é cerca de 6 Megas por dia) . Mais uma vez a comunidade pensou se tratar de uma mentira mas veio-se a verificar a veracidade da noticia com o descorrer do tempo.
È impressionante o que a concorrência de mercado consegue, há 1 ano e pouco para se ter uma caixa de correio gratuita tinhamos que nos contentar com tamanhos rídiculos de 3 Megas, hoje em dia todos os 'grandes' fornecedores deste serviço garantem pelo menos 200 Megas.

A minha experiência com o Gmail tem-se revelado uma agradável surpresa. È certo que não exploro até ao tutano todas as suas funcionalidades, mas as que uso funcionam na sua plenitude(Contactos, Filtros, etc). Mas se tivesse que realçar algo deste serviço seria sem dúvida o filtro "transparente" de Anti-Spam. Em 6 meses apenas recebi dois mails de SPAM na minha Inbox, já a minha conta no Hotmail leva cerca de 20 minutos para a mesma quantidade. O mais curioso é que o meu mail do Gmail é mais "badalado" que o do Hotmail, pois apenas criei este último para poder usufruír do MSN (sim, eu sei que não era estritamente necessário, mas eu não queria que a M$ ficasse com o meu verdadeiro mail nas suas Base de Dados.)

You are currently using 18 MB (1%) of your 2099 MB.