Como já tinha anteriormente referido, o Gmail surgiu ao público numa fase "Beta" no dia 1 de Abril de 2004, disponabilizando, mediante um convite, uma caixa de correio de 1 Giga. Devido á discrepância entre este tamanho e os oferecidos pela concorrênicia, como o Hotmail ou o Yahoo, todos pensaram ser uma piada do dia 1 de Abril.
Este ano no dia 1 de Abril, era suposto o serviço Gmail deixar de ser Beta e passar a ser "aberto" ao público em geral mas tal não se veio a concretizar, ao invés do lançamento do Gmail o Google optou por noticiar que os seus utilizadores iriam agora beneficiar de 2 Gigas de espaço para o seu mail e que este valor estaria continuamente a crescer (A taxa de crescimento é cerca de 6 Megas por dia) . Mais uma vez a comunidade pensou se tratar de uma mentira mas veio-se a verificar a veracidade da noticia com o descorrer do tempo.
È impressionante o que a concorrência de mercado consegue, há 1 ano e pouco para se ter uma caixa de correio gratuita tinhamos que nos contentar com tamanhos rídiculos de 3 Megas, hoje em dia todos os 'grandes' fornecedores deste serviço garantem pelo menos 200 Megas.
A minha experiência com o Gmail tem-se revelado uma agradável surpresa. È certo que não exploro até ao tutano todas as suas funcionalidades, mas as que uso funcionam na sua plenitude(Contactos, Filtros, etc). Mas se tivesse que realçar algo deste serviço seria sem dúvida o filtro "transparente" de Anti-Spam. Em 6 meses apenas recebi dois mails de SPAM na minha Inbox, já a minha conta no Hotmail leva cerca de 20 minutos para a mesma quantidade. O mais curioso é que o meu mail do Gmail é mais "badalado" que o do Hotmail, pois apenas criei este último para poder usufruír do MSN (sim, eu sei que não era estritamente necessário, mas eu não queria que a M$ ficasse com o meu verdadeiro mail nas suas Base de Dados.)