Depois de ouvir tantos disparates sobre a velocidade que as normais linhas de Adsl 512/128kb transmitem, decidi escrever aqui uma reflexão sobre esse tema.
Quando um ISP diz que está a vender uma linha de 512/128kb, está-se a referir ao canal entre o nosso modem/router e o DSLAM que se encontra na central telefónica, este canal ao contrário da Net por cabo (por exemplo) não é partilhado, o que quer dizer que o facto do nosso vizinho estar ligado ou não á internet é irrelevante. Já á uns 2 anos falei sobre este assunto aqui.
Apartir do DSLAM o tráfego começa a ser partilhado por todos os utilizadores, e compete ao ISP ter uma boa política de overbooking da sua rede de modo a garantir que o todo o trafego entre o PoP e o backbone, entre o backbone e as linhas internacionais aguente a "carga".
Dito isto, a nossa linha pode ser mais lenta que o previsto devido a alguns factores: o ruído da linha telefónica que aumenta com o aumento da distância entre a nossa casa e a central telefónica, devido a um mau planeamento da política de overbooking, ou devido ao facto de que o upstream do outro lado da linha não "aguenta" o nosso downstream.
Mas qual é a velocidade máxima teórica que uma linha adsl de 512/128kb pode debitar?
Falando do downstream, os 512kb/s teoricamente debitam 64kB/s, é só divirdir por 8, já que um byte são 8 bits. No entanto nunca conseguimos esta velocidade nos downloads, porquê? Bom, alguns dos meus amigos leigos na matéria fazem as contas a dividir por 10, o que lhes dá um débito de 51,2kB/s possíveis, e ficam contentes quando estão a sacar a 55kB/s. No entanto as contas são bem mais complicadas que isso. A linha debita teoricamente 64kB/s mas não de exclusivamente de "data" ou seja de informação que pretendemos receber.
A ADSL em Portugal está acente sobre o protocolo ATM que por sua vez encapsula o protocolo PPPoE. Todos estes protocolos possuiem um header com alguns bytes de modo a que saibam "viajar" na rede com mecanismos de control de erros e outras particularidades, a estes bytes chamamos overhead. È este overhead que faz com que a nossa linha debite apenas uns 55kB/s de "data", já que os outros 9kB/s são apenas bytes de "control".
E que overhead está associado á ADSL em Portugal? O maior overhead provem do ATM, que "viaja" na linha sobre células de 53Bytes, dos quais 5 Bytes são de header. Depois ainda temos o overhead do AAL5, do PPPoE, e do TCP/IP que são quase desprezáveis em relação ao do ATM pois são por pacote, e um pacote tem normalmente de tamanho máximo 1500 bytes, valor imposto pelo MTU.
Ora, para transmitir 1500 Bytes vamos precisar de 29 células ATM, logo teremos 145 bytes de overhead ATM e apenas(varia dependendo das opcoes usadas nos headers) uns 55 bytes de todos os outros protocolos, fazendo que em 1500Bytes, 200 Bytes são overhead e 1300 de payload. Fazendo as contas temos que cerca de 13% do trafego recebido é overhead, ora se tirarmos aos 64kB/s os 13% ficamos com 55kB/s de "data" (velocidade lida pela a aplicação que esta a fazer o download) que é normalmente a velocidade que conseguimos.
Esclarecidos?