Reflection



Guilty
Fri Apr 17 11:59 2009



Pois é, os "piratas" foram considerados culpados da assistência à violação de copyrights.

Abre-se um grande precedente que quiçá poderá levar à jurisprudência no futuro


Desgoverno Magalhanês
Sun Mar 8 13:00 2009



Pois é, as atitudes governamentais tiveram a força de interromper a emissão estática das minhas reflexões.
Eu entendo o artigo do expresso intitulado "Jogos educativos do
'Magalhães' repletos de erros de português", já se percebeu que a população portuguesa é tão brojeça que este tipo de jornalismo sensacionalista é que cativa as vendas, por alguma coisa a TVI possuí o maior share nacional. Aliás, basta ver os comentários deixados nas versões dos jornais online para se definir o perfil do típico leitor Português. È uma pessoa que tem o síndroma Marcelo Rebelo de Sousa, sabe tudo desde Desporto, economia, direito, tecnologia, etc.., com a diferença que todas estas áreas foram tiradas no ensino "das novas oportunidades", o mesmo é dizer que não sabem um caralho, ou da poda a metade em bom português.
Todos devemos ter opiniões mas fundamentadas e construtivas, não meras diarreias mentais baseadas no que uns sensacionalistas decidiram escrever, é preciso ir mais fundo, ouvir várias partes e dissecar a substância do acessório.
O problema é que o governo é um espelho da população, e tomam-se medidas baseadas no conhecimento leviano dos assuntos e na pressão dos media.
Um governo que decide a remoção de um software por este apresentar eventuais erros e nem sequer toma a iniciativa de saber que esses erros são de uma versão antiga do software e que aparentemente a versão actual mitiga muitos dos mesmos, está governar ao sabor da maré, da não contestação em deterioramento da evolução.

Mas este episódio expõe de uma forma cabal uma das fraquezas do Software Livre, a falta de qualidade das traduções. È inadmissível que um software educativo apresente este tipo de erros ortográficos, mesmo a sua primeira versão. Acredito nas melhores intenções de quem traduziu, mas é por demais evidente que a 4ª classe de Português não é requisito suficiente para a função.


Magalhães e 3G
Tue Dec 30 15:27 2008



Aparentemente o Governo passou o financiamento da internet nos Magalhães para os orçamentos autárquicos sem que estes recebessem uma receita extraordinária para o efeito. Claro que as autarquias recusam-se a pagar e os pedidos de internet têm sido menos que o previsto. Agora, já se vai ouvindo nos media tradicionais, que são as telcos que pedem ao Estado a compensação pelo o investimento feito e não ressarcido.

Como utilizador de 3G à cerca de dois anos posso afirmar que a rede está pior agora que no passado, as telcos têm investido no markting mas a infraestrutura não tem acompanhado a angariação de clientes. Actualmente a experiência de navegar por 3G faz-me lembrar os dial-ups de 56k de à mais de uma década, a diferença é que é amovível mas as velocidades são idênticas. Com uma contratação de 1,8Mbits de download raramente ultrapasso os 10KB/s e tenho stalls de 30s. Este comportamento é verificado em diversos pontos físicos bastante distantes entre si e com a captação do sinal no máximo em HSDPA, por vezes é melhor optar por ligar em GPRS sempre é mais estável a ligação. Os únicos sítios onde consegui ultrapassar os 30KB/s foi no aeroporto da Portela e em Seia.

Já rescindi contrato e só volto quando a infraestrutura estiver minimamente dimensionada para o numero de utilizadores da mesma, algo que não prevejo para tão cedo. Tenho pena que muitas famílias em Portugal tenham a sua primeira experiência de navegação na internet com estes produtos 3G supostamente de banda larga, certamente as impressões sobre as internetes não vão ser muito positivas.


Canal Benfica Webtv Sapo
Wed Dec 3 20:23 2008



Estou a ver o Benfica-Sporting (Liga Intercalar) no canal Benfica pelo Sapo, e o jogo está tão interessante (not!) que me lembrei de fazer um POST sobre a conversa que tive à tempos com um amigo, leigo nestas coisas de internetes, sobre este tema.
Perguntava-me ele, como cliente da ZON, o porquê das dificuldades que enfrenta quando tenta visualizar os jogos do Benfica na WebTV do Sapo, sucintamente respondi-lhe que muito se deve à inércia ou falta de negociação/mediação organizacional entre instituições e não uma limitação tecnológica.
Num mundo perfeito onde houvesse realmente uma interoperabilidade entre ISPs, os jogos do Benfica transmitidos pelo Sapo não seriam em unicast streaming e não teriam este desfecho.



Neste mundo todos os hosts suportam nativamente IGMP e não existia restrições de rede ao uso do mesmo, todos os ISP's nacionais faziam peering multicast por PIM no GigaPIX, bastando um pedido HTTP ao servidor para se obter a sessão (SDP) e temos uma transmissão via UDP/RTP. Já que estamos numa de utopia, podemos juntar ao cenário IPv6 massificado e MLD? Toda esta tecnologia já existe à mais de uma década e os ISP usam-na, mas apenas para serviços dentro da sua infraestrutura.

O Benfica-Metalist Kharkiv dia 19 será o ultimo jogo em que a PT terá a exclusividade da transmissão, já que a partir de Janeiro outros players vão ter o canal Benfica nas suas grelhas, curiosamente cada um deles transmite em protocolos diferentes, a Cabovisão por DVB-C, Ar Telecom por DVB-T e a Clix por IPTV, adivinhando-se portanto que o peering entre estes operadores e a PT não sofra tanto nos dias de jogo caso continue a WebTV do Sapo. Quem ficou, por agora, sem um universo de 6 milhões (no mínimo!!) potenciais clientes foi a ZON.