View Comments



Magalhães e 3G
Tue Dec 30 15:27 2008



Aparentemente o Governo passou o financiamento da internet nos Magalhães para os orçamentos autárquicos sem que estes recebessem uma receita extraordinária para o efeito. Claro que as autarquias recusam-se a pagar e os pedidos de internet têm sido menos que o previsto. Agora, já se vai ouvindo nos media tradicionais, que são as telcos que pedem ao Estado a compensação pelo o investimento feito e não ressarcido.

Como utilizador de 3G à cerca de dois anos posso afirmar que a rede está pior agora que no passado, as telcos têm investido no markting mas a infraestrutura não tem acompanhado a angariação de clientes. Actualmente a experiência de navegar por 3G faz-me lembrar os dial-ups de 56k de à mais de uma década, a diferença é que é amovível mas as velocidades são idênticas. Com uma contratação de 1,8Mbits de download raramente ultrapasso os 10KB/s e tenho stalls de 30s. Este comportamento é verificado em diversos pontos físicos bastante distantes entre si e com a captação do sinal no máximo em HSDPA, por vezes é melhor optar por ligar em GPRS sempre é mais estável a ligação. Os únicos sítios onde consegui ultrapassar os 30KB/s foi no aeroporto da Portela e em Seia.

Já rescindi contrato e só volto quando a infraestrutura estiver minimamente dimensionada para o numero de utilizadores da mesma, algo que não prevejo para tão cedo. Tenho pena que muitas famílias em Portugal tenham a sua primeira experiência de navegação na internet com estes produtos 3G supostamente de banda larga, certamente as impressões sobre as internetes não vão ser muito positivas.












Tue Dec 30 15:56 2008



Qual o teu ISP? Eu tenho o Kanguru 7.5Mbps e funciona lindamente. Alias, mesmo quando vou aos meus sogros opto pelo Kanguru em vez do WiFi la de casa!

Cheers,
Joao


Tue Dec 30 18:10 2008



TMN :)

Houve tempos em que até me dava ao luxo de usar torrents.


Tue Dec 30 19:40 2008



Talvez me possas ajudar numas dúvidas... que nem estão bem relacionadas com o teu post...

Vamos lá ver uma coisa que eu ainda não percebi muito bem esta história...

Ao abrigo do licenciamento das licenças 3G, as operadoras ficaram de investir não sei quantos milhões para projectos de interesse do governo, correcto?

O governo decide que esses projectos podem passar pelo e-escolas, e-escolinhas etc. etc.... mas apesar de algum investimento das operadoras, o utilizador final ainda vai ter de pagar uma mensalidade nada barata, certo?

Agora, depois de estes milhões das licenças terem sido gastos nestas histórias, ainda querem que o governo / autarquias assuma os encargos dos acessos 3G do Magalhães?

Mas mas ... não percebo mesmo porque é que não têm dinheiro para investir na rede ...


Wed Dec 31 12:38 2008



Caro Anónimo,

As suas dúvidas são pertinentes, mas só deve haver uma dezena de pessoas em todo o Portugal capaz de perceber a fundo estas negociatas, e eu (in)felizmente, não sou uma delas.
O que o passado nos diz é que quando o Estado faz este tipo de acordos com o sector privado, é quase sempre o Estado que sai lesado.


Sat Jan 17 20:05 2009



Olha João, o meu kanguru é um terror, lento lento lento.