Reflection



Obras públicas
Sat Jul 31 20:51 2004



never endsUm dos síntomas que permite ao povo em geral verificar o desgoverno que existe em Portugal, são as derrapagens orçamentais que existe nas Obras Públicas mais mediáticas.
Temos dois casos, entre milhares, que espelham bem como o dinheiro dos contribuíntes é empregue sem qualquer rigor, a Casa da Música e a estaçao de metro do Terreiro de Paço.

A casa da Música deveria estar pronta em 2001, quando a cidade do Porto foi a capital da Cultura, mas ultima previsão dá conta da sua abertura para meados de Abril de 2005. Este atraso para além de injustificavel é também por si só originador de dívidas financeiras, pois a casa está á 4 anos sem geral lucro, mas ainda pior é que para a sua conclusão gastou-se 3 vezes mais que o previsto. Quem é que errou, quem é o responsável, quem tem de prestar esclarecimentos desta situação, quem vai ser processado? Ninguém, encara-se o acontecimento como algo de perfeitamente normal.

O metro do Terreiro do Paço é a "obra" do momento, o Estado optou pelo projecto que menos garantias oferecia, e como consequência foi tudo por "água a baixo". Sendo assim temos mais uma obra atrasada e que já está orçamentada em 4 vezes o valor inicial. Parece que em fevereiro a obra ficará acabada, isto de pois de termos de recorrer ao avanço da engenharia Holandesa.
Falar de Obras públicas e não referir o Tunel das Amoreiras é impossivel, uma obra que começa ilegalmente e que um cidadão comum consegue fazer parar devido á falta de estudos ambientais prévios obrigatórios por lei, é este o exemplo que o nosso actual 1ºMinistro dá ao sector privado. È caso para dizer que o Santana Lopes deixou "Obras"


Geek talk
Fri Jul 30 13:37 2004



Beta codeHoje apetece-me falar sobre informática, mais específicamente sobre o browser Internet Explorer e o serviço de mail da Microsoft, o Hotmail.
Para quem não sabe, ainda não á muito tempo o serviço Hotmail corria sobre FreeBSD com Apache, e ainda hoje não se sabe se ainda não o corre tendo apenas como 'frontend' o Windows 2000 para 'enganar'. O que quer isto dizer? A Microsoft nao usa o seus produtos, Windows e IIS, nos seus próprios projectos devido á inferioridade destes em termos de estabilidade e segurança mas consegue vender aos outros devido ao seu poderoso marketing. Durante 4 anos os engenheiros tentaram fazer a migraçao do Hotmail para produtos da Microsoft e os resultados foram sempre os temidos, a infraestrutura desmoronava-se e o serviço ficava imprestável.
Ainda hoje fico pasmado como um serviço de mail tão mau em termos de largura de banda, tamanho das caixas de correio, e com tanto SPAM consegue ser dos mais utilizados no mundo quando existe alternativas bem mais válidas, quer a nível nacional quer internacional.
A mesma estranheza se levante em relação ao Internet explorer que tem sido a causa de tantos vírus juntamente com o Outlook, pois ambos usam o mesmo motor de rending de html, e independentemente disto tudo possuí 90% da cota de mercado.
Como tive um tempo livre ontem, decidi experimentar como andava a segurança do Hotmail a nível da implementação do código do site. No dia 13 deste mês tinha sido descoberto uma vulnerabilidade de XSS no site, e portanto comecei por experimentar essa, mas já tinha sido corrido o bug. Como já sei como funciona os patches da microsoft, tentei reproduzir o ataque ao mesmo bug mas de uma maneira mais elaborada, através de um attachment de um .jpg que continha codigo em javascript. Como o Internet Explorer não valida o código que está dentro dos comentários de html o .jpg era executado e os meus intuitos conseguidos, loggar a pass do utilizador que viu o meu mail (Olá Kimio, boa cobaia). Com este simples bug associado a outros poderia ter acesso total ao computador da vitima e este apenas tinha ido ao hotmail ver o mail.
Já agora informo que existe uma vunerabilidade de alto risco no Internet Explorer que o patch lançado pela Microsoft não funciona, porque estes em vez de corrigirem o bug, foram pelo caminho mais facíl de inutilizar o exploit que explorava o bug, e claro que foi só preciso 5minutos depois do patch para haver outro novo exploit a explorar o mesmo bug.


Courtney && drugs
Thu Jul 29 21:23 2004



Brain deadA idade parece não acalmar os instintos selvagens de Courtney Love, continuamos a ser brindados com as suas atitudes de menina mimada que um dia pôs um ácido e nunca mais voltou á Terra.
Depois de um passado controverso ligado ao consumo de drogas, violência gratuita, infidelidade e suspeitas de homicidio do próprio marido, ainda hoje parece viver neste carrocel onde impera a irracionalidade.
Courtney foi hoje condenada por um tribunal a um tratamento de desintoxicação de drogas durante 18 meses, incluído o alcool, isto porque em Outubro do ano passado tentou invadir a casa do seu ex-namorado sob efeito de cocaína.

As declaraçoes de Courtney á sentença foram 'Well, let's see, America. Can I stop taking pills?'. Iremos ter mais noticias desta senhora pois ainda tem 3 casos pendentes em tribunal por agressões e posse de droga. Será que a filha Beans irá buscar á mãe a necessidade de protagonismo, ou irá buscar a genuinidade ao pai?

'I always knew it would come to this'


Vangloriar
Sun Jul 25 16:46 2004



Rei vai NÚA juventude de hoje expõe cada vez mais os seus conhecimentos nas conversas mundanas de café, o candidato a psicólogo seja qual for a conversa irá referir o Complexo de Édipo, o Arquitecto uma obra de Gáudi, o informático um vírus, o médico um medicamento, etc...
Este convívio faz com que todos fiquem com mais conhecimentos aumentado a sua cultura geral, mas para isso a conversa tem de ser mantida a um nível saudável, ou seja, a arrogância e o vanglorirar por parte do orador não poderá estar presente sob a pena da conversa passar a ser uma feira de vaidades.

Pior que a feira de vaidades, é quando estamos perante um desfile de Rei NÚ, quando o orador pensa que os ouvintes são ignorantes ao ponto de nao se aperceberem que ele não faz ideia do que afirma mas continua a fazê-lo por uma questão de afirmação pessoal no grupo.
Esta situação é mais comum do que se desejaria, mas ontem chegou ao cúmulo de alguem me tentar explicar o que é um IP Address. Mantive-me impálido e sereno a ouvir baboseiras porque ás vezes o melhor é deixar essas pessoas viver na sua ignorância.
Fez-me lembrar o cenário de um recente pseudo católico a ensinar a Missa ao Padre.


Page:[7 6 5 4]
<Last  First>