Reflection



R.I.P
Fri Apr 4 11:10 2008




I'm still remembering the day you gave your life away
I'm still remembering the time you were mine
I'm still remembering the pain and the mind games
Last years were cold and bare, because you were not there
Last years were cold, your story has been told

They say the cream will always rise to the top
They say that good people are always first to drop
And after all this pain, your present still remains
Where are you now?



Chat blocked
Sun Mar 30 15:11 2008



Desde que existe internet que os "chats" sempre fizeram parte integrante da mesma. Começou com os velhinhos talkers passando pelo IRC e hoje em dia a sua maior expressão reflecte-se nos modernos Instant Messaging que para além da escrita possibilitam a troca de voz e video.

Os chats têm normalmente uma conotação negativa por parte da sociedade que os associa a uma perda de tempo em conversas fúteis e ultimamente ilegais devido às reportagens dos media sobre os mesmos.
Não sei se existem estudos sobre quantos utilizam os chats de uma forma profissional, o que sei é que esses utilizadores existem.
Na minha empresa quase te obrigam a teres o IM ligado de modo a facilitar a comunicação quer interna quer com os prestadores de serviços.

È deveras frustante estares ligado a uma rede em que os administradores bloquearam os chats e fazem-no a pedido de direcções que tomam decisões levianas baseadas em feelings de que com esta medida a produção dos trabalhadores aumentará. Noutro dia tive o desprazer de ser confrontado com esta realidade, e tudo o que pretendia era ligar-me ao Gmail para fazer uma simples pergunta sobre Oracle a um amigo que certamente estava online e que por acaso dá formações sobre a matéria.
Depois de andar pelo Google e não ver a minha dúvida esclarecida e apercebendo-me que para deixarem-me utilizar o Gmail Chat o processo burocrático iria ser penoso e demorado, decidi contornar a Rede.

Não sabia como se bloqueava o Gmail chat, mas um minuto no Google mostrou-me que o cerne da questão estava relacionado com o host chatenabled.mail.google.com
Aparentemente muitos administradores bloqueiam colocando os nameservers da rede a resolver este host para um outro IP, o que para contornar basta um neurónio por parte do utilizador. Mas no meu caso o bloqueio estava a ser feito através da Firewall que bloqueada todo o tráfego para o host chatenabled.mail.google.com às portas 80 e 443.

A solução passou por colocar uma terceira máquina, neste caso o paradigma, a fazer Full NAT.

iptables -t nat -A PREROUTING -s IP_Utilizador -d neon.paradigma.pt -p tcp --dport 80 -j DNAT --to 66.249.93.189:80

iptables -t nat -A POSTROUTING -s IP_utilizador -d chatenabled.mail.google.com -p tcp --dport 80 -j SNAT --to 195.22.10.198

e claro, mudar o ficheiro hosts do utilizador de modo a apontar o enabledchat.mail.google.com para o IP do paradigma. Voilá, Gmail Chat de volta.



Ironia da semana
Fri Mar 28 23:02 2008



Apple impinge os utilizadores a instalarem backdoor.




YouTube IP Hijacking
Mon Feb 25 10:54 2008



Isto só veio provar o quanto vulnerável a internet é. Um administrador dum ISP do Paquistão manda um advertise via BGP anunciando uma rota mais especifica para a gama de IPs do Youtube, e o carrier do Link internacional aceita ficando o YouTube inacessível ao Mundo
Secalhar seria boa política começar a filtrar os advertise oriundos de AS de ISP duvidosos, tipo este AS17557.


FREEDOM