Reflection



New Blogger
Tue Aug 15 15:18 2006



Como é sabido a plataforma do Blogger começava a ficar desactualizada em relação ás funcionalidades que a concorrência oferece, muito devido ao facto de que o Google poucas novidades tecnológicas introduziu após a sua aquisição

Google anúncia assim o primeiro grande upgrade que visa acompanhar as necessidades do mercado, integrando o blogger com alguns dos seus serviços já existentes. Como é da Praxe, o serviço encontra-se em fase Beta e apenas disponível por convites.

Estas notícias são-me quase indiferentes pois não estou dependente de nenhum deste tipo de productos, a frase que me chamou a atenção foi:

"What used to happen was that Blogger would create static HTML files on your Blog*Spot account every time you published, and those files would remain there unchanged until your next update. In the new version, adding a new post simply updates your information in our database. Then, when someone wants to see any of the pages on your blog, those pages are created for them dynamically, on the fly"

E pensei, com este processo nas BD's ainda resolvem involuntariamente a inconsistência que existe com o Abrupto o que seria uma pena. Pessoalmente divirto-me ao ler os raciocínios do intelectual Pacheco Pereira sobre a teoria da Conspiração espelhando o mundo fictício onde esta gente vive.


Feriado, para alguns
Tue Aug 15 11:04 2006



Aqui trabalha-se, e não é nas obras nem sou emigrante, certamente também não faço parte da função pública.

Quoting...

"- Que importância têm as licenças sem vencimento para o empregado?

- Quanto mais evoluída e confortável é a sociedade, mais são os casos de pessoas que, numa fase da carreira, têm o desejo de fazer coisas diferentes. As pessoas passaram de ‘viver para trabalhar’ para ‘trabalhar para viver’. E as licenças permitem a ligação a um projecto profissional de que gostam, sem deixarem de, temporariamente, seguir “um sonho” pessoal."


Um dia haverá o pegar da mochila e o desaparecer algures numa civilização dita pré-histórica. Até lá, é aguentar..


Old OS
Thu Aug 10 17:17 2006



Ontem o Nuno alertou-me para este facto:

"As to our Red Hat Linux releases (7.3 and 9) the following has been decided:

New issues (bugs) will be accepted until October 1st of this year. No new bugs will be accepted after that mark. All existing bugs will be resolved to the best of our ability by December 31st of this year. What hasn't been completed by then will not be completed by the Fedora Legacy project."

Sou muito apologista dos tarballs e RPM sources, todos os daemons das máquinas que administro sem responsabilidades profissionais são colocados em produção desta forma, mas existem updates a *-utils que realmente um "yum update" é um descanso. Com este anúncio a manutenção dos servidores em RH 7.3 e 9 vai-se tornar mais penosa e é preciso pensar em alternativas.

Claro que instalar um OS novo e fazer a migração dos dados é sempre a medida mais acertada, porém a mais trabalhosa e demorada, como tal é colocada na última posição na lista de soluções.

O ideal seria encontrar um distribuição compatível estruturalmente com RedHat e que tivesse a compatibilidade binária com a versão 9 (no meu caso) e que tivesse uma lifetime mais comprida que as do Fedora. Depois de alguma pesquisa, constatei que o RH9 deu origem ao RHEL3 que é a base do CentOS3 sem a componente comercial da RH.

Portanto, fazendo algo idêntico ao que aqui é descrito, em principio conseguirei manter o sistema actualizado via yum por mais algum tempo a acreditar no que diz o site:

"How long will CentOS-3 updates be supported?
We intend to support CentOS-3 updates until Oct 31, 2010."

Alguém já fez este tipo de upgrade?


O Fim do PTnix
Wed Aug 2 15:05 2006



È com alguma tristeza e nostalgia que passado 6 anos do nascimento do Projecto PTnix anuncio agora o fim do mesmo.

Pessoalmente considero que foi uma experiência interessante, que de certa forma me levou a estar actualizado com as noticias sobre tecnologia durante estes anos. O gratificante convívio com os editores também é de salutar, em especial com o meu conterrâneo Pedro Inácio, o fundador.

As razões para o termo são óbvias e resultam da simbiose entre a falta de tempo com a desmotivação associada á falta de participação da referida comunidade que por vezes pondero se realmente existe.

Para os que por alguma razão pretendam aceder á base de dados dos artigos do PTnix, podem aceder a http://paradigma.pt/~ptnix

The end.

UPDATE(09/08/2006): Renovou-se o dominio "PTnix.com" por questões históricas.