View Comments



Old OS
Thu Aug 10 17:17 2006



Ontem o Nuno alertou-me para este facto:

"As to our Red Hat Linux releases (7.3 and 9) the following has been decided:

New issues (bugs) will be accepted until October 1st of this year. No new bugs will be accepted after that mark. All existing bugs will be resolved to the best of our ability by December 31st of this year. What hasn't been completed by then will not be completed by the Fedora Legacy project."

Sou muito apologista dos tarballs e RPM sources, todos os daemons das máquinas que administro sem responsabilidades profissionais são colocados em produção desta forma, mas existem updates a *-utils que realmente um "yum update" é um descanso. Com este anúncio a manutenção dos servidores em RH 7.3 e 9 vai-se tornar mais penosa e é preciso pensar em alternativas.

Claro que instalar um OS novo e fazer a migração dos dados é sempre a medida mais acertada, porém a mais trabalhosa e demorada, como tal é colocada na última posição na lista de soluções.

O ideal seria encontrar um distribuição compatível estruturalmente com RedHat e que tivesse a compatibilidade binária com a versão 9 (no meu caso) e que tivesse uma lifetime mais comprida que as do Fedora. Depois de alguma pesquisa, constatei que o RH9 deu origem ao RHEL3 que é a base do CentOS3 sem a componente comercial da RH.

Portanto, fazendo algo idêntico ao que aqui é descrito, em principio conseguirei manter o sistema actualizado via yum por mais algum tempo a acreditar no que diz o site:

"How long will CentOS-3 updates be supported?
We intend to support CentOS-3 updates until Oct 31, 2010."

Alguém já fez este tipo de upgrade?












fjca
Thu Aug 10 21:16 2006



Eu estou mais ou menos na mesma situacao, mas tenho MUITAS duvidas que em 2010 ainda exista CentOS. E' que no core, core, core, aquilo e' feito por meia duzia de carolas, que um dia destes chateia-se e acaba com o projecto...
Neste momento, a minha solucao e' FC para projectos menos criticos, e RHEL3 para o resto. Se o projecto e' suficientemente critico, posso e devo pagar as licencas devidas...


Fri Aug 11 9:57 2006



Viva,

Como referi estas máquinas fazem parte de hobbys sem qualquer retorno monetário, o que pagar licenças está fora de questão. Profissionamente alterno entre RHEL e SunOS, com as devidas licenças em ordem.

CentOS possuí neste momento uma boa penetração no mercado de servidores, pelo que se os actuais responsáveis se fartarem, provavelmente viram outros continuar o trabalho quer por carolice quer por "obrigação". Este cenário não acontecia em 2003, o que me levou a ter reticências em fazer o upgrade para CentOS.

Em relação ao fedora, sinceramente tive más experiencias com o FC1 (não permitia instalação de pacote a pacote?) e nunca mais peguei, parece-me uma distro demasiado directionada para o Desktop, e a lifetime da mesma espelha isso.


FC
Thu Sep 28 19:36 2006



Este link "http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/centos-2/migration.htm pode comecar a tirar as suas duvidas sobre migracao, ja que mostra as origens do Centos e seus antecessores. Fedora para producao e quase uma loucura.