Ontem o Nuno alertou-me para este facto:
"As to our Red Hat Linux releases (7.3 and 9) the following has been decided:
New issues (bugs) will be accepted until October 1st of this year. No new bugs will be accepted after that mark. All existing bugs will be resolved to the best of our ability by December 31st of this year. What hasn't been completed by then will not be completed by the Fedora Legacy project."
Sou muito apologista dos tarballs e RPM sources, todos os daemons das máquinas que administro sem responsabilidades profissionais são colocados em produção desta forma, mas existem updates a *-utils que realmente um "yum update" é um descanso. Com este anúncio a manutenção dos servidores em RH 7.3 e 9 vai-se tornar mais penosa e é preciso pensar em alternativas.
Claro que instalar um OS novo e fazer a migração dos dados é sempre a medida mais acertada, porém a mais trabalhosa e demorada, como tal é colocada na última posição na lista de soluções.
O ideal seria encontrar um distribuição compatível estruturalmente com RedHat e que tivesse a compatibilidade binária com a versão 9 (no meu caso) e que tivesse uma lifetime mais comprida que as do Fedora. Depois de alguma pesquisa, constatei que o RH9 deu origem ao RHEL3 que é a base do CentOS3 sem a componente comercial da RH.
Portanto, fazendo algo idêntico ao que aqui é descrito, em principio conseguirei manter o sistema actualizado via yum por mais algum tempo a acreditar no que diz o site:
"How long will CentOS-3 updates be supported?
We intend to support CentOS-3 updates until Oct 31, 2010."
Alguém já fez este tipo de upgrade?