Reflection



Me && The World
Sat Feb 11 19:44 2006



Há muito que não escrevo, falta-me o tempo e quando o tenho é a disposição emocional que não o permite. Durante este período em que o site passou por um deserto de ideias existiram vários acontecimentos de relevo sobre os quais pretendo fazer uns comentários sucintos mas esclarecedores, penso. Os assuntos não estão cronologicamente ordenados porque possuíu uma disfunção grave sobre a minha percepção temporal da realidade.

1)Presidenciais Portuguesas

Ganhou Cavaco Silva. Isto é bom ou mau? È um mal menor entre as opções a que fomos confrontados. Em termos tecnológicos a noite eleitoral correu na perfeição, boa Vítor.

2)Neve em Portugal

Nevou em muitas regiões Portuguesas que normalmente não são presenteadas com este maravilhoso espectáculo. Onde me encontrava não nevava à 90 anos, sem dúvida uma memória que nao esquecerei.

3)Bill Gates em Portugal

O homem considerado o mais rico do Mundo visitou Portugal oficialmente pela terceira vez. Em 2 dias conseguiu assinar protocolos com o governo Português que muitas empresas levariam anos para o conseguir. Será isto sinal de desenvolvimento ou serventia? Ambas.

4)Mudança de Emprego

No ramo onde trabalho é natural haver mudanças, esta deveu-se à minha insaciável vontade de aprender. Novos projectos com novas tecnologias são sempre motivos atractivos, claro que no fundo do ser existe sempre a velha questão "Será que estou a altura deste novo desafio?" ao que a razão me responde "Parar é morrer".

5)Caricaturas de Maomé

A grande polémica actual, apesar das caricaturas já terem sido desenhadas à quase um semestre. Deverá a repressão superiorizar-se á liberdade de expressão tendo como fundo a paz mundial? Nunca! Prefiro viver com o terror adjacente às minhas expressões, que viver no terror de não as poder exprimir.

Update(14/04/2006): No meio de tantos assuntos, esquecí-me de refiri a OPA que a Sonae apresentou á maior empresa nacional, a Portugal Telecom.

6)OPA da Sonae À PT

Ainda não tenho uma posição definitiva sobre o assunto, já que os contornos da OPA revelam-se vagos. Perante este cenário parece-me que muito do que se debate na sociedade Portuguesa não passa de especulações, só depois de se saber alguns pontos fulcrais se pode dizer se esta eventual mudança será vantajosa ou não para a economia Portuguesa.
A PT no seu universo accionista já é maioritariamente Portuguesa, portanto o argumento que é uma mais valia pois fica em mãos Portuguesas não pega, tal como o argumento de que senão for a Sonae poderá ser grupos estrangeiros a fazê-lo, mas isso também pode acontecer quando a empresa tiver nas mãos da Sonae, ou existem garantias que tal não pode acontecer? O estado irá abdicar da sua golden share? Desmantelar a PT sob o falso pretexto que se quer concorrência no cabo e no cobre, quando depois o mercado wireless onde se prevê um maior crescimento fica ainda mais monopolizado? São estas dúvidas que me fazem estar reticente perante esta OPA.


"The world has changed or I've changed in a way"
--Cranberries (1996)


Bugs à Vista
Mon Jan 16 0:45 2006



Quando a Microsoft em 2003 anunciou as funcionalidades que o seu novo Sistema Operativo denominado "longhorn" (e mais recentemente baptizado como "Vista") iria possuir, o mundo recebeu a noticia como uma revolução tecnológica e provavelmente assim seria caso a Microsoft não se visse a braços com problemas temporais.
Este atraso no lançamento do SO fez com que a maioria das suas novidades deixassem de o ser na medida em que outros SO's como o Mac OS X "Tiger" já as implementam e estão em produção.

Perante este cenário, a única novidade que o "Vista" pode vir a apresentar será ao nível da segurança do mesmo, área que a própria Microsoft considerou prioritária.
Existem notícias animadoras de que o SO estava a ser todo reescrito com a segurança em mente ao ponto de finalmente conseguirem colocar o GUI a correr em user mode deixando o kernel de possuir esse subsistema, tal como os unixs fazem á anos. Alguém em Redmond percebeu que por vezes tem de se pôr a segurança e a estabilidade á frente da performance. Mas apesar destas noticias, hoje tomei conhecimento que o Vista Beta 1 está vulnerável ao bug encontrado recentemente no motor de rendering WMF levando a que a Microsoft lançasse o primeiro patch de segurança para o SO.
Isto deixa-me céptico, não estranho que um software em fase Beta possua bugs, o que eu estranho é que um software que se diz reescrito a pensar na segurança apresente código do windows 3.0 sem modificações.
O Futuro dirá...


Is Windows A Vírus?
Sun Jan 8 20:40 2006



Nada como começar o novo ano com Humor, tal como o fiz no ano passado. Desta vez escolhi uma piada clássica do Mundo dos Sistemas Operativos.

"Windows is not a virus. Here's what viruses do:

They replicate quickly Okay, Windows does that

Viruses use up valuable system resources, slowing down the system as they do so okay, Windows does that

Viruses will, from time to time, trash your hard disk Okay, Windows does that, too

Viruses are usually carried, unknown to the user, along with valuable programs and systems Sigh... Windows does that, too

Viruses will occasionally make the user suspect their system is too slow (see 2) and the user will buy new hardware Yup, that's with Windows, too

Until now it seems Windows is a virus but there are fundamental differences: Viruses are well supported by their authors, are running on most systems, their program code is fast, compact and efficient and they tend to become more sophisticated as they mature

So, Windows is *not* a virus"



Last Comments
Wed Dec 14 22:27 2005



My little PlaceHoje fiquei a fazer meia hora extra no trabalho para implementar uma nova funcionalidade no My Little Place. Uma das lacunas que recentemente detectei é que existem alguns utilizadores que comentam reflexões que já publiquei á imenso tempo e humanamente é-me impossível ficar a par desses comentários e naturalmente não respondo.
Com este fim em vista criei o "Last Comments" que possuí links para as reflexões que foram alvo dos últimos comentários.
Outra novidade é que agora o "Search" apenas dá resultados do próprio site ao invés do domain todo, esta limitação estava relacionada com o Google. De qualquer forma, quando tiver um tempinho faço um motor de pesquisa próprio para o site usando o AGAINST do MySQL.

Outra coisa interessante, e que ainda estou para perceber, é que agora aquando de um search no google por "My little place" o meu site está no primeiro lugar, yep, "I'm feeling Lucky". À umas semanas estava algures na posição 30.