Quando a Microsoft em 2003 anunciou as funcionalidades que o seu novo Sistema Operativo denominado "longhorn" (e mais recentemente baptizado como "Vista") iria possuir, o mundo recebeu a noticia como uma revolução tecnológica e provavelmente assim seria caso a Microsoft não se visse a braços com problemas temporais.
Este atraso no lançamento do SO fez com que a maioria das suas novidades deixassem de o ser na medida em que outros SO's como o Mac OS X "Tiger" já as implementam e estão em produção.
Perante este cenário, a única novidade que o "Vista" pode vir a apresentar será ao nível da segurança do mesmo, área que a própria Microsoft considerou prioritária.
Existem notícias animadoras de que o SO estava a ser todo reescrito com a segurança em mente ao ponto de finalmente conseguirem colocar o GUI a correr em user mode deixando o kernel de possuir esse subsistema, tal como os unixs fazem á anos. Alguém em Redmond percebeu que por vezes tem de se pôr a segurança e a estabilidade á frente da performance. Mas apesar destas noticias, hoje tomei conhecimento que o Vista Beta 1 está vulnerável ao bug encontrado recentemente no motor de rendering WMF levando a que a Microsoft lançasse o primeiro patch de segurança para o SO.
Isto deixa-me céptico, não estranho que um software em fase Beta possua bugs, o que eu estranho é que um software que se diz reescrito a pensar na segurança apresente código do windows 3.0 sem modificações.
O Futuro dirá...