View Comments



Google DNS, not for me
Fri Dec 4 15:57 2009



O Google lançou mais um serviço onde disponibiliza DNS's públicos tendo como objectivo acelerar a navegação web e torná-la mais segura.
Esta aceleração é subjectiva, já que apenas conseguirei respostas mais rápidas dos DNS's do google em relação aos do meu ISP se:

O google tiver em cache o pedido e o meu ISP não e o peering para o DNS do google seja mais rápido que para o nameserver autoritário.

Colocando a condição lógica numa tabela de verdade, temos 8 combinações possíveis onde em apenas uma o google consegue ser mais rápido que o DNS do meu ISP.
DNS é protocolo aplicacional mais importante na medida em que basicamente todos os outros dependem do funcionamento deste, chamem-me paranóico, mas detestava ver uma empresa a fazer deste uma monocultura. Seria esta própria monocultura que colocaria a segurança do protocolo em causa. Tendo isto em conta, parece-me que o DNS públicos do Google devem ser usados em casos muitos específicos e em alternativa ao OpenDNS já que estes últimos não cumprem o RFC do protocolo quando fazem hijack às respostas com status NXDOMAIN.












Fri Dec 4 16:47 2009



É deveras impressionante a forma como algumas pessoas com alguns conhecimentos de lógica acham que podem alterar a opinião das outras, sem conhecimentos técnicos suficientes para poderem sequer dar uma opinião de algum valor.

Se leres com mais atenção o que é o Google DNS e porque é que é mais rápido, vais perceber que eles usam novas tecnologias para a cache, entre muitas outras coisas que não tenho sequer paciência para mencionar aqui, visto que irei apenas estar a repetir informação que, deliberadamente não leste e não referiste neste teu artigo (estranhamente) tendencioso.

Cumprimentos


Fri Dec 4 17:04 2009



É deveras impressionante a forma como algumas pessoas chamam ignorantes aos outros sem apresentar um único argumento técnico que suporte a afirmação.

Se tivesses alguns conhecimentos para interpretar o que o Google diz, percebias que por mais técnicas de cache o google use, o 8.8.8.8 está geograficamente, para nós Portugueses, em Londres significando por exemplo que se quiser resolver o host santaignorancia.clix.pt, o DNS do meu ISP, mesmo sem o record em cache, é mais rápido a perguntar ao DNS autoritário via GIGAPIX do que o peering até Londres

Cumprimentos


Fri Dec 4 18:34 2009



Antes de chegar a este artigo, estive a escrever um no meu blogue que creio ir de encontro ao que diz aqui, pode ver em :

http://antoniocampos.no-ip.com/2009/12/0...

Muito resumidamente fiz alguns testes que conseguem provar tanto a pessoas com conhecimentos técnicos como aos outros que decerto o Google DNS não é tão bom como o anunciam.


Fri Dec 4 23:54 2009



Parece-me que acabas-te de ganhar um tr0ll no teu blog :)


Sat Dec 5 10:45 2009



Eu não confio no OpenDNS, e não é só por causa dos redirects no NXDOMAIN (que facilmente se eliminam com o "dnsmasq", por exemplo). A única lógica que eu consigo imaginar para este serviço é o tracking dos utilizadores. Já para o Google, é fácil aceitar que a razão seja mesmo beneficiar indirectamente os restantes serviços (conteúdos, fornecimento de anúncios, etc.).


No entanto, os DNS dos ISPs são cronicamente maus... Os tempos de resposta são normalmente reduzidos, mas lá pelo meio é frequente serem bastante elevados, e é isto que se nota.

A ver vamos.


Sat Dec 5 13:22 2009



Carlos,

Achas que o Google também não terá interesses para além da suposta aceleração aos seus serviços? Porque não um tratamento dos querys nem que seja para se pôr no algoritmo do PageRank e afins?

Eu não tenho essa experiência com o DNS do meu ISP, mas sei por exemplo de um Housing num ISP nacional que tinha um serviço de VoIP com clientes internacionais onde o software utilizado era muito "sensível" e tinha um timeout de 400ms para o query de DNS. O dono do serviço reparou que às 4h da manha perdia algumas chamadas e reclamou. Veio-se a detectar que alguns dos nós do cluster de DNS faziam backups a essa hora produzindo muito I/O e logicamente atrasando a resposta.
O que quero transmitir é que por vezes vale a pena reclamar com dados sólidos do problema, pois o próprio ISP pode nem sequer estar a par do mesmo e a solução ser básica.

Se a resposta do DNS for elevada por causa de problemas de rede, vais também a sentir se usares os DNS do Google.