O Google lançou mais um serviço onde disponibiliza DNS's públicos tendo como objectivo acelerar a navegação web e torná-la mais segura.
Esta aceleração é subjectiva, já que apenas conseguirei respostas mais rápidas dos DNS's do google em relação aos do meu ISP se:
O google tiver em cache o pedido e o meu ISP não e o peering para o DNS do google seja mais rápido que para o nameserver autoritário.
Colocando a condição lógica numa tabela de verdade, temos 8 combinações possíveis onde em apenas uma o google consegue ser mais rápido que o DNS do meu ISP.
DNS é protocolo aplicacional mais importante na medida em que basicamente todos os outros dependem do funcionamento deste, chamem-me paranóico, mas detestava ver uma empresa a fazer deste uma monocultura. Seria esta própria monocultura que colocaria a segurança do protocolo em causa. Tendo isto em conta, parece-me que o DNS públicos do Google devem ser usados em casos muitos específicos e em alternativa ao OpenDNS já que estes últimos não cumprem o RFC do protocolo quando fazem hijack às respostas com status NXDOMAIN.