View Comments



Meo remote DVR
Tue Sep 8 18:49 2009



A Meo lançou um serviço que permite ao cliente decidir quais os programas a gravar através do telemóvel (3G TMN) ou pela net.
È um serviço remoto que algumas pessoas irão dar alguma utilização, mas que me fez pensar um pouco na segurança da mesma.
Eu não tenho MEO, mas pelo que sei e corrijam-me se tiver errado, para que este serviço funcione as STB's têm de possuir a funcionalidade "Remote DVR" activada que irá comunicar ao router, via UPNP, qual o porto que este deve fazer FORWARDING de modo a que o servidor remoto da MEO consiga iniciar uma comunicação TCP com a BOX.
O sinal digital da TV que chega à STB usa a rede IP privada multicast, mas esta comunicação remota é realizada ao IP unicast público do router. Isto não significa que existe um windows server 2008 Hyper-V com um porto acessível ao público podendo no futuro devido a alguma vulnerabilidade, terceiros cracharem ou terem acessos indevidos às funcionalidades da STB?












Tue Sep 8 19:46 2009



Não percebo o mal de existir um Windows server com um porto publico... todas as comunicações entre a STB e o servior são efectuados via SOAP... sendo esses serviços SOAP servidos por um IIS6 via porta 80... Podes mandar á vontade qualquer request para esse servidor e ele responde-te em conformidade...

PS-os pedidos/respostas soap vem encriptados, podendo ser desencriptados, ha alguns meses escrevi um proggiezito em java para isso mesmo... http://pastebin.com/f12f3527a


Tue Sep 8 21:30 2009



Acho que não entendeste o meu ponto de vista.
Quando me referi ao porto aberto do windows server 2008 Hyper-V, referia-me ao SO que está na STB e não a nenhum servidor da telco que fornece webservices, como o EPG que a STB consulta. Não há problemas quando é a STB a fazer os requests.

O que está aqui em causa neste serviço de remote DVR é que o servidor, quem tem o porto em LISTEN, é a própria STB.



ED
Tue Sep 8 22:44 2009



Não vejo nenhum port forwarded configurado no router para isto funcionar.

Não querendo dizer "baboseiras" parece-me que tinha visto algures por ali no HGW que existem vlans especificas para comunicações.... posso não estar bem recordado, mas fiquei com essa ideia.


Tue Sep 8 23:09 2009



Eu não tenho MEO, logo não tenho acesso ao HGW. Se puderes dar mais informações sobre isso, óptimo.

Tive a ver e o router suporta 802.1q, pelo é possível que receba um trunk, e a STB esteja preparada para receber uma vlan privada para este fim. Faria mais sentido.


Wed Sep 9 0:47 2009



Preferia um upgrade ao software para ter uma opção para começar a gravar 15 minutos antes de começar programa X não apenas a opção de parar de gravar X minutos depois do suposto programa terminar.


Wed Sep 9 2:25 2009



Em primeiro lugar esquece o Windows 2008 Hyper-V, deves ter lido a press-release da Microsoft em que o o MS Mediaroom(o middleware usado pelo meo) agora suporta virtualização em Hyper-V, tanto quanto tenho observado os servidores sao Server2003
Em relação á STB... Se fizeres um portscan á STB vais encontrar duas portas abertas, a 8082 e a 8080, a primiera é um especie de comando remoto remoto(sim não me enganei, remoto duas vezes), isto é, permite emular o controlo remoto da STB por TCP, em vez de usares o comando normal fazes um telnet á caixa e mudas os canais, a segunda porta supostamente é a responsavel por essa função, mas se tentares ligar a essa porta vais obter pacote RST a cortar a ligação...
Tenho andado a "estudar" o sistema mediaroom durante o ultimo ano e meio, e qualquer pedido/reposta á caixa tem que ter uma assinatura digital...
Mas percebo o facto de ter uma porta aberta representar um risco de segurança, afinal estamos a falar do windowsCE em que tudo corre em ring0... Mas o risco de segurança é o mesmo que qualquer sistema com portas em listen apresenta...


Wed Sep 9 2:29 2009



Quanto ás vlans... No Meo fibra, existem duas vlans, uma para video, outra para a internet normal no meo adsl existem dois PVPs ATM, o 0.35 para internet e o 1.35 para video) Qualquer tentativa de ligação á porta 8080 recebe um RST, não sei como se comportará na vlan/pvp de video...


Wed Sep 9 11:03 2009



Agradeço a explicação,
Também tive a investigar mais um pouco, e depreendo pelo que aqui foi dito, que a MEO deve andar a usar uma tipologia semelhante à híbrida idealizada neste documento.
No entanto também descobri que nos states, pelo menos este ISP não usa vlans (no last mile) mas sim a o método que descrevi no POST, que basicamente é como o Windows Media Connect funciona.

"when the set top box is switched on for remote DVR, a listening port is set up, the Verizon router is informed via UPnP of a port and local address to forward to, and the periodic messages to Verizon begin of packets containing current external IP address

Se o porto estivesse exposto publicamente, mesmo com assinaturas digitais, está sempre vulnerável a coisas deste género.


Tue Apr 6 11:39 2010



AFAIK não ha hyper-V nem tao pouco nenhum win2008 na box. Estamos a falar de uma maquina RISC com capacidades de RAM e CPU reduzidas.



O SO é o Windows CE 5.1. Sobre ele corre o tal mediaroom da M$ para disponibilizar conteudos. Há ainda uns sistemas de codificação/cifra proprietarios que dependem do media server do meo, no ISP.

O registo é feito via cliente(box) servidor, e não ao contrario. Os clientes usam IP estaticos e AFAIK registam toda a sua configuração (agendamentos/gravações/etc) nos servidores da Meo.

Ou seja, a FW não interessa muito, pois toda a comunicação relevante é iniciada do interior (boxes) para o exterior.


Tue Jul 6 20:55 2010



No caso exposto, remote DVR, a comunicação é iniciada remotamente pelo servidor da MEO para a box.