Hoje na leitura de rotina leio:
"Ontem, o ‘brent’ do Mar do Norte chegou a negociar a menos de 55 dólares, o que já não acontecia desde Janeiro de 2007. Nessa altura, os consumidores pagavam 0,990 euros por cada litro de gasóleo e o preço da gasolina estava fixado nos 1,206 por litro, de acordo com a Direcção Geral de Energia e Geologia. Ontem, com o ‘brent’ nos 54,94 dólares, o custo médio do gasóleo estava fixado em 1,160 euros, enquanto a gasolina sem chumbo de 95 octanas custava 1,274 euros. Com o petróleo no mesmo valor, os automobilistas pagam mais 17 cêntimos por cada litro de gasóleo e mais seis cêntimos pela gasolina."
Pensei em mandá-los roubar para estrada, mas depois apercebi-me que é exactamente esse o seu método de actuação. Quando temos um governo que nomeia uma comissão de investigação ao preços dos combustíveis quando o próprio lucra directamente com o mesmo, percebe-se porque é que só em Março teremos conclusões da mesma.
Talvez o merceeiro da minha esquina consiga esclarecer estes gestores/governantes/economistas que por vezes baixar o preço não implica uma redução de lucros porque incentiva mais procura e menos o "mercado paralelo" e estimula a economia.
A lei do mercado não funciona em Portugal, a nossa mentalidade de trafulhas supera tudo.