View Comments
Magalhães
Thu Jul 31 10:54 2008
È de conhecimento público o lançamento do projecto Magalhães que se propõe a dotar os nossos alunos da Primária com mini-portáteis.
Como é hábito, em especial em Portugal, anda tudo a questionar a opção pelo classmate devido à dependência que o país fica do consórcio Wintel, referindo o OLPC como opção, esquecendo-se por exemplo que o OLPC è fabricado exclusivamente na China e como tal a economia Portuguesa não saía tão beneficiada como ter a produção em território nacional. Depois vêm os puristas do Software Livre, esquecendo-se que já foi anunciado uma versão do Windows XP para o OLPC XO e que o Classmate também pode correr Linux, nomeadamente Caixa Mágica.
De todo este anúncio, é esta última parte que me faz confusão, afinal o Magalhães vai ter Windows ou Linux, ou ambos em dual boot? A confusão surge quando imagino uma sala de aulas com crianças de 6-10 com portáteis com SOs diferentes e o professor a explicar as duas formas de fazer as coisas, já que mesmo que a aplicação educativa seja portável e corra em ambos os SOs, irão certamente haver aplicações lúdicas diferentes. Algo me diz que este cenário não será considerado benéfico para a aprendizagem e que os professores tenderão a uniformizar as coisas, e todos sabemos o que isso significa.
Thu Jul 31 11:13 2008
Acho que o teu problema nem se coloca...
Quantos professores do ensino BASICO pensas tu que sabem/(sentem-se a vontade) usar Linux ?
Acho que esta respondida a tua questão sobre que OS os alunos vao utilizar
Thu Jul 31 11:25 2008
A resposta à minha "confusão" é dada no meu próprio POST, com o "e todos sabemos o que isso significa".
A questão por detrás é que não percebo o contentamento dos geeks pelo facto daquilo correr Caixa Mágica, quando a sua adopção por parte dos docentes será deveras uma possibilidade remota. A não ser que existiu neste processo algum tipo de formação que nos é desconhecida.
O próprio silêncio da Caixa Mágica em relação ao assunto, pode levar a alguns raciocínios sejam estes verosímeis ou não.
Thu Jul 31 11:54 2008
Não concordo minimamente com essa visão. O WindowsXP é demasiado complicado para o que um mini-portátil pode fazer. Para que é preciso um painel de controlo se nem podes mudar a resolução de ecrã p.e.? E as janelas que são demasiado grandes para a resolução e depois nem aparece o botão de ok,cancelar, etc.. Já para não falar de que com 6 anos muitas crianças ainda não sabem ler, por isso como contam que elas utilizem um menu "Iniciar" onde todas as indicações são textuais?
Um SO costumizado para este tipo de equipamentos é o ideal, seja ele qual for. Qual é o treino que um professor precisa de ter para mexer por exemplo no SO do EEE? Eu acho que nenhum..
Thu Jul 31 13:49 2008
A minha visão nunca foi sobre qual o melhor SO para o Magalhães, foi a diversidade dos mesmos criar confusão na salas de aulas, e para haver uniformidade os docentes vão optar pelo qual se sentem mais à vontade, independentemente se esse SO é o melhor para a função ou não.
Mojo_risin
Thu Jul 31 15:53 2008
"As part of its biggest deal for the Classmate PC to date, Intel said it will serve as technology adviser to Portugal's Ministry of Public Works, Transportation and Communications, which is coordinating the laptop program.
Intel spokesperson Agnes Kwan said parents of young school children will be able to choose between computers running Microsoft's Windows operating system and ones with an open source Linux operating system"
Como já disseste vai ser possível meter Linux ou Windows, e a Intel vai aconselhar o governo português. É uma decisão que vai portanto ser tomada segundo o que for mais "conveniente" ($) e, obviamente, todos os PCs vão ter o mesmo SO, seja ele qual for.
Sobre a questão de os professores só poderem trabalhar com XP, acho isso ridículo, porque estes mini laptops vêm tipicamente com interfaces adaptadas para o efeito e, portanto, muito simples, nada daquilo a que estamos habituados com uma distribuição normal de Linux. Não sei ao certo para este caso em concreto dos classmate mas é o que acontece com o Asus EeePC e com o Acer Aspire One, por exemplo.