Um assunto que tem vindo a ser frequentemente abordado nas conversa mundanas é certamente a Blogosphere. Um estudo recente apontava que cerca de 60% dos portugueses que utilizam a Internet regularmente têm por hábito vistar blogs, o que me leva a afirmar, que os blogs já fazem parte do quotidiano de muitas pessoas.
O mediatismo nem sempre é um sinal positivo, e a comprová-lo está o ataque dos spammers a estes serviços, e os métodos usados têm vindo a ser cada vez mais sofisticados.
Existem algumas razões para o My little place não possuir SPAM:
1- O site não possuí muitos referers.
2- O site não usufruí dos conhecidos serviços que fornecem a possíbilidade de alojar um blog.
3- O site utiliza software próprio para publicar os conteúdos, o que dificulta o processo automático de publicação do Posts por parte dos Bots.
Apesar disto, e influenciado pelo post do João Bordalo, decidi implementar o sistema CAPTCHA no site. Optei por uma implementação simples de PHP+GD e posteriormente fui testar ao projecto PWNtcha a ver se este conseguia "descodificar" a imagem o que não veio a acontecer, para minha surpresa, visto que a imagem é bastante simples comparada com algumas que o site possuí como exemplos de sucesso:
./pwntcha: image size 110x35, 2 colours
./pwntcha: probably a scode/trencaspammers captcha
./pwntcha: don't know about checksum 511
./pwntcha: don't know about checksum 1085
./pwntcha: don't know about checksum 1085
./pwntcha: don't know about checksum 665
./pwntcha: don't know about checksum 909
9?????
E aproveitando que tinha a mão no código, alterei a sequência das páginas de modo a que a indexação dos motores de busca não fica-se obsoleto com o tempo.