View Comments



Monopólio Intel
Sun Mar 12 14:39 2006



Apesar do domínio da Intel nas plataformas x86 já ter tido melhores dias este ainda se faz sentir no mercado.
A última polémica que reflete a prática monopolista da Intel está relacionada com o software Skype que na sua versão 2.0 lançou a funcionalidade de se poder usufruír de conferências até 10 participantes mas apenas se estes tiverem a utilizar um dual-core Intel como processador.

Segundo os responsáveis do Skype, a limitação estaria relacionada com a falta de performance dos AMD dual-core apesar dos benchmarks provarem o contrário e a própria Intel afirmar que não existe ainda instruções especifícas nos seus processadores para as aplicações de VoIP.

Muitos acreditam que esta limitação está mais relacionada com acordos legalmente duvidosos do que com o hardware em si, e parece que têm razão porque alguém fez reverse engeneer ao Skype e consegui lançar um patch que circunscreve a função que detecta qual o processador permitindo ter conferências de 10 participantes em plataformas não Intel sem deterioramento de performance.

O Niklas Zennstrom e a sua equipa já demostraram a sua capacidade de inovar e concretização do mesmo, mas têm-nos habituado a uma ética onde os lucros falam mais alto, o spyware no kazaa era algo de rídiculo e esta limitação Intel no skype não tem adjectivo.