View Comments



Arrastão?
Wed Jul 13 18:19 2005



Manipulação? Algures durante a semana estava a ver a TV2 quando fui confrontado com um debate de supostos intelectuais sobre o "arrastão" do mês passado na praia de Carcavelos.
O tema da discussão passava pelo facto se teria existido um "arrastão" ou se tudo não passava de uma manipulação dos media. Não consegui presenciar tal discussão até ao fim pois os argumentos eram tão irreais e a resposta parece-me óbvia.

Claro que houve um "arrastão", existem fotos e testemunhos que o provam e mesmo não se conseguindo quantificar o número de assaltantes, só o facto de existir polícia de intervencão numa praia em pleno dia de modo a manter a ordem pública é grave o suficiente, independentemente do número de assaltos que houve. O que existe actualmente é uma manipulação política de modo a minimizar os acontecimentos, mas só quem não habite na área metropolitana de Lisboa se deixa convencer por estes intelectuais, pois quem vive neste mundo sabe que este fenómeno de criminalidade está longe de ser uma novidade e infelizmente faz cada vez mais parte do quatidiano.

Por mais que tentem disfarçar, estes denominados pequenos crimes são maioritariamente exercidos por pessoas de raça negra basta consultar os relatórios policiais.
Já cansa a história do Racismo, os portugueses na sua generalidade não se interessam de que cor a pessoa é, mas sim que actos praticam e é perfeitamente normal que quando estão na linha de Sintra ás tantas da manhã e entram dez negros no comboio sintam receio pois este é o "assalto padrão".

Update(20/07/2005): Esta noticia refere que a PSP apresentou hoje um relatório na Assembleia da república onde nega o teoria de "Arrastão", basicamente porque:

"Não estamos em crer que se tenha tratado de uma acção generalizada previamente concertada"

mas o mesmo relatório afirma:

"O relatório elaborado pela direcção nacional da PSP regista que existiram no feriado de 10 de Junho na praia de Carcavelos "inúmeras incivilidades generalizadas", "alguns furtos e roubos" e "um ambiente de pouca tranquilidade provocado por alguns distúrbios entre indivíduos de origem africana e outros de nacionalidade brasileira e ainda com indivíduos de leste".

Um diálogo entre o Calvin e o Hobbes ficaria algo deste género:

Hobbes: Eu e mais uns tantos fomos assaltados á força na praia de carcavelos, não pudemos fazer nada porque eram muitos.

Calvin: Deixa lá, estou em crer que não estavam combinados.












Carina
Thu Jul 14 3:43 2005



Sobre se houve ou não arrastão nem sequer vou comentar. Ainda hoje não percebi muito bem o que se passou, mas comento o seguinte:
"O que existe actualmente é uma manipulação política de modo a minimizar os acontecimentos, mas só quem não habite na área metropolitana de Lisboa se deixa convencer por estes intelectuais, pois quem vive neste mundo sabe que este fenómeno de criminalidade está longe de ser uma novidade e infelizmente faz cada vez mais parte do quatidiano."

Manipulação política vi eu nos telejornais, com os candidatos à presidência da Câmara de Lisboa a levantarem os braços em pânico e a aproveitar aquilo que aconteceu (ou não, ainda não percebi) para nos esfregar mais na cara a sensação de insegurança.

"Por mais que tentem disfarçar, estes denominados pequenos crimes são maioritariamente exercidos por pessoas de raça negra basta consultar os relatórios policiais.Já cansa a história do Racismo, os portugueses na sua generalidade não se interessam de que cor a pessoa é, mas sim que actos praticam e é perfeitamente normal que quando estão na linha de Sintra ás tantas da manhã e entram dez negros no comboio sintam receio pois este é o "assalto padrão"."
Vamos consultar as estatísticas. Com uma breve pesquisa no google descobri o seguinte "relatório estatístico" das forças policiais, relativo ao ano de 2004. Para termos então uma melhor ideia desse "assalto padrão".

Relatório

E já agora aconselho-te a ler este conjunto de artigos, ter uma visão de outro ponto de vista nunca fez mal a ninguém (e é por isso que gosto de ler opiniões contrárias às minhas, como foi agora o caso).

http://www.oi.acime.gov.pt/


RE:Carina by Gonçalo
Thu Jul 14 17:29 2005



Viva,

Manipulação política vi eu nos telejornais, com os candidatos à presidência da Câmara de Lisboa a levantarem os braços em pânico e a aproveitar aquilo que aconteceu (ou não, ainda não percebi) para nos esfregar mais na cara a sensação de insegurança.

Isso são casos pontuais com um objectivo imediato concreto que não se pode generalizar. Num país em recessão onde o Turismo é uma das receias importantes para a retoma económica, não me parece que o governo veja estas notícias com agrado, já para não falar dos conflitos raciais que daí implodiram. Se achas que o governo não está por detrás desta teoria do "Não Arrastão" terei de te tomar como ingénua ;)


Em relação ao Relatório que apontas, não percebi onde é que este se pronuncia sobre o "assalto padrão" que mencionei. Achas que o assalto padrão na linha de Sintra não é um grupo de negros que entram no comboio depois das 24h? Não frequentas a linha...

E já agora aconselho-te a ler este conjunto de artigos, ter uma visão de outro ponto de vista nunca fez mal a ninguém (e é por isso que gosto de ler opiniões contrárias às minhas, como foi agora o caso).

Onde é que essas opiniões contradizem o que escrevi? Desenvolve que terei todo o gosto em comentar.


Carina
Thu Jul 14 18:56 2005



Na minha opinião, a todos os candidatos à presidência das Câmaras dos municípios da Grande Lisboa deve interessar que este arrastão tenha de facto acontecido. Se queres perceber melhor do que falo, recorda-te do "Bairro Alto Astral", aquela macacada publicitária que fizeram quando o Santana Lopes para lá foi.

É do racismo que dessa notícia/não notícia surgiu que falo e por isso te aconselhei a ler os artigos acima mencionados. Não porque diferiam da tua opinião. E já agora deixo a ressalva que ser pobre não é desculpa para roubar, mas também há que ter os olhos abertos para todo o historial que antecedeu a situação actual.


As estatísticas da criminalidade eram só para te informar, quando se fala em estatísticas convém mostrar do que se fala e não disparar para o ar. No período relativo a 2004 o maior número de furtos denunciados às forças policiais ocorreram em meios de transporte. Penso que se devem incluír aí os comboios. Era um link meramente informativo, que veio ajudar á tua opinião e não contradizê-la.
Relativamente à Linha de Sintra, o mais engraçado é que eu já devo ter frequentado muito mais que tu, mas não nego que ocorrem assaltos, pelo menos já ouvi casos. Toda a ironia da coisa é que eu já fui roubada duas vezes, duas vezes por brancos e duas vezes em situações completamente fora desse "padrão" que referes.


RE:Carina by Gonçalo
Thu Jul 14 19:42 2005



Na minha opinião, a todos os candidatos à presidência das Câmaras dos municípios da Grande Lisboa deve interessar que este arrastão tenha de facto acontecido.


Reduzir a classe política a 5 ou 6 pessoas é um bocado redutor, daí ter dito que são casos pontuais que apenas têm as Autárquicas em plano de fundo.

É do racismo que dessa notícia/não notícia surgiu que falo e por isso te aconselhei a ler os artigos acima mencionados. Não porque diferiam da tua opinião.

Fiquei com a sensação que essas opiniões iam contra a minha devido a esta fase que escreveste.

e é por isso que gosto de ler opiniões contrárias às minhas

No entanto no artigo que referes existem mais conjunturas que factos reais e palpáveis para se chegar á conclusão que o sistema Judicial Português é descriminatório.

Não coloquei os relatórios porque pensei que fosse de conhecimento público, e tinha razão porque os encontraste na net.

Já frequentaste a linha de Sintra mais vezes que eu? Deves desconhecer as minhas viagens durante 3 anos Cacém-Benfica ;)

Toda a ironia da coisa é que eu já fui roubada duas vezes, duas vezes por brancos e duas vezes em situações completamente fora desse "padrão" que referes.

Já pensaste que só assim aconteceu porque estavas confiante que nunca iria surgir dali um assalto dadas as circunstâncias?


carina
Thu Jul 21 18:39 2005



Essa do calvin.. não sei se hei-de ficar preocupada contigo se não. lol