View Comments



IE7 not on 2000
Mon May 30 20:39 2005



ieSegundo consta a Microsoft não pensa em disponalilizar a nova versão do Internet Explorer para sistemas que não sejam o Windows XP com o SP2 instalado e o Windows 2003.
Isto basicamente quer dizer que a Microsoft não consegue fazer aplicações com uma forte componente de segurança se não neste Sistemas Operativos, o que se concluiu que todos os restantes estão condenados a uma estagnação tecnológica.
Esta limitação está muito provavelmente associada á não separação entre userland e kerneland por parte dos coders da MS quando implementaram o Internet Explorer, tudo em prol da rapidez. Penso que isto seja o fim do mito da compatibilidade dos Windows. Eu com um RH 6.0 que foi instalado á uns 7 anos consigo ter aqui a correr o Firefox 1.0.4.

Não é irónico que a Microsoft não consiga lançar produtos para os seus Sistemas e terceiros o consigam? Parece que o FireFox\Opera\etc vão ganhar mais cota no mercado com os utilizadores do Windows ME/2000.

Por outro lado, penso que talvez esta limitação não seja técnica mas mais uma manobra comercial para conseguirem vender mais umas licenças, mas independentemente da razão para tal facto os utilizadores é que sofrem.













Victor
Tue May 31 2:04 2005



Isto basicamente quer dizer que a Microsoft não consegue fazer aplicações com uma forte componente de segurança se não neste Sistemas Operativos, o que se concluiu que todos os restantes estão condenados a uma estagnação tecnológica.

Que grande confusão que para aqui vai. Primeiro IE7 pelo que se sabe pressupõe tabs e suporte melhorado para css, maior conformidade com os standards (não me estou 100% seguro se os objectivos serão estes e definitivamente não sei qual a importância dada a cada um por isso a ordem é arbitrária). Mas dizia eu o foco não parece ser a segurança, em relação à estagnação tecnológica é normal o windows 2000 vai deixar agora a fase mainstream de suporte já passaram 5 anos, por isso parece-me normal que backporting de funcionalidade que rerpresente investimento significativo seja tendencialmente evitado, é a lógica empresarial a funcionar, parece normal na tua empresa as decisões serão certamente do mesmo teor...

ah e já agora caso não saibas os produtos possuem um ciclo de vida de suporte, e o utilizador empresarial prefere manter-se dentro deste ciclo... e mesmo o teu RH6 já há muito deixou de ser suportado, pode não ser um problema para ti mas é-o concerteza para muita gente que prefere manter-se nas versões suportadas...

Esta limitação está muito provavelmente associada á não separação entre userland e kerneland por parte dos coders da MS quando implementaram o Internet Explorer, tudo em prol da rapidez.

Pelo que consta ie é usermode only, salvo erro está dito no blog do grupo do ie.

mas independentemente da razão para tal facto os utilizadores é que sofrem.

Mal andariamos todos nos se para navegarmos de forma segura estivessemos à espera do ie7, ou do firefox ou Opera ou outro qualquer.

Mas para a próxima lê a informação da fonte (onde até podes contestar e assim deixas de fazer comentários que não acrescentam nada a não ser desinformação)

http://blogs.msdn.com/tonyschr/default.aspx

http://blogs.msdn.com/ie/default.aspx



RE:Victor by Gonçalo
Tue May 31 15:09 2005



Mas dizia eu o foco não parece ser a segurança

De todas essas features (e que por acaso já existem no FireFox) esqueceste-te (?) de mencionar que uma das prioridades do IE7 é barrar o spyware, o Phishing e o malware em geral, e não sou eu que o afirmo, é só o Bill Gates.

"Internet Explorer 7.0 will provide even stronger defenses against phishing, malicious software and spyware," Gates said during a keynote address at the RSA Security Conference here"

"Pelo que consta ie é usermode only, salvo erro está dito no blog do grupo do ie."

Pois é,

"it should be no surprise that we do not plan on releasing IE7 for Windows 2000. One reason is where we are in the Windows 2000 lifecycle. Another is that some of the security work in IE7 relies on operating system functionality in XPSP2 that is non-trivial to port back to Windows 2000."

"ah e já agora caso não saibas os produtos possuem um ciclo de vida de suporte, e o utilizador empresarial prefere manter-se dentro deste ciclo..."

Não sabia, Obrigado. Caso ainda não tenhas percebido nem só de utilizadores empresariais vive a Microsoft e mesmo esses têm de fazer contas ás licenças. O exemplo do RH é para se ver que mesmo um produto que não é suportado á uns anos consegue ter a ultima versão de qualquer produto opensource, e não estar dependente das decisoes de uma empresa de quando é que devo mudar de SO.

"Mas para a próxima lê a informação da fonte (onde até podes contestar e assim deixas de fazer comentários que não acrescentam nada a não ser desinformação)"

Ficou bem explicito quem é que anda a tentar desinformar quem.


Mojo_risin
Wed Jun 1 2:43 2005



Mas dizia eu o foco não parece ser a segurança

Sim, como todos sabemos a segurança sempre foi um ponto forte do IE6; para quê melhorá-la.

ah e já agora caso não saibas os produtos possuem um ciclo de vida de suporte

Extremamente curto no caso do Windows Me; porque será?
A questão aqui é saber porque é que a Microsoft não faz o "backport" do IE7 para plataformas menos recentes, como o Windows 2000. Na minha opinião custa-me a crer que quisesse perder, propositadamente, uma oportunidade estratégica, sabendo-se que há ainda milhões de utilizadores (em países como a Índia, por exemplo) com hardware obsoleto que só pode correr software também obsoleto. Um dos trunfos do OpenOffice.org tem sido o de fazer a ponte entre estes utilizadores e ficheiros Office com o formato do XP, também incompatível com versões mais antigas. Parece-me que o Mozzila vai ter uma uma oportunidade semelhante.

Da experiência que tenho, a dificuldade em fazer "backporting" advém da alteração das bibliotecas das quais a aplicação depende, pelo que, salvo quando existem grandes "revoluções", inclusivê a quebra de compatibilidade binária, não é muito elevada. Dá-me assim a impressão, não só no caso do IE7, que a Microsoft tem tendência a misturar um pouco as águas, pelo que a manutenção dos seus programas se torna um pesadelo, acabando por reescrever tudo de novo.

Mal andariamos todos nos se para navegarmos de forma segura estivessemos à espera do ie7, ou do firefox ou Opera ou outro qualquer.

Não percebi. Então como fazes tu para navegar de forma segura?


Victor
Thu Jun 2 2:24 2005



Sim, como todos sabemos a segurança sempre foi um ponto forte do IE6; para quê melhorá-la.

A segurança do IE não é tão má como a querem fazer passar.

Mas mais abaixo podes ver o como o utilizo e com sucesso.

Extremamente curto no caso do Windows Me

6 anos, a grande maioria dos fabricantes de sw (inclui aqui todas as distribuições de Linux) não oferece um cliclo de vida de suporte de 6 anos...

A questão aqui é saber porque é que a Microsoft não faz o "backport" do IE7 para plataformas menos recentes

As razões podem não ser estas, mas repara o suporte mainstream ao win2k acaba agora em Junho o que significa que a grande maioria dos utilizadores deixarão de ter suporte a essa versão, faria sentido estar a investir num projecto desses?

Repara muitas das vezes não é apenas o esforço de portar o código, esse é um investimento que fazes uma vez e até é fácil determinar, o problema é que a seguir tens de suportar, mais investimento e este é um pouco mais dificil de determinar, enfim as decisões podem ser tremendamente complexas e mesmo sem te debruçares afincadamente no plano puramente técnico...

Não percebi. Então como fazes tu para navegar de forma segura?

Olha Firewall activa, mas a primeira e grande acção é não utilizar contas com previlégios de administração na utilização normal do sistema, tu tb só utilizas root quando necessário certo? É só utilizar o runas... Reconfiguro o ie para evitar a instalação/execução automática de código, que não deseje, marcado como unsafe ou not signed por exemplo, concentro-me nas opções do tab segurança e advanced e já está.

Não utilizo anti-virus nem nenhum anti-spyware e consigo trabalhar sem problemas...