View Comments



OpenSource no Brasil
Tue May 17 18:29 2005



Brasil OpensourceHá muito que o novo Governo do Brasil definiu como prioridade a massificação da ligação á internet por parte dos lares brasileiros.
Para este fim, foi criado o programa PC Connectado que prevê reduções monetárias e isenções fiscais para quem venha a adquirir este "PC" especialmente criado pelo governo.
O programa previa a adopção de software livre pois os responsáveis vêm neste uma oportunidade para o desenvolvimento do país e não a alienação a países mais desenvolvidos, mas apesar destas convicções o processo sofreu grandes perturbações pois a Microsoft decidiu intervir e apresentou uma proposta para incluir o seu Windows XP Starter Edition nos PC's. Este SO foi criado tendo em vista os países mais pobres e não passa de um Windows XP mas com limitações de execuções, não se pode executar mais que três programas de uma vez, não possuí firewall, não corre em todos os processadores e limita o hardware.
Perante este cenário, o Governo Brasileiro não cedeu aos lobbys e o PC Conectado vai mesmo incluir 26 produtos OpenSource, desde o próprio sistema Operativo (Linux) ao antivirus, ao editor de texto, ao gravador de CD's, etc.
O programa prevê a venda de 1 milhão de PC's só no primeiro ano, o que fará do Brasil um dos países mais "Livres" do mundo.
Esta decisão faz-me pensar, será que iremos no futuro observar uma adesão massiva ao OpenSource por parte dos países em vias de desenvolvimento pois estes não receiam migrações na medida que não as têm que as fazer, e ver o mundo desenvolvido preso aos poderes já instalados?












Destination: Africa
Tue May 17 19:08 2005



Já se fala a adoptção do OpenSource no continente africano todo.

Por cá e enquanto houver a pouca vergonha do tráfico de influências / regime de cunhas, será quase impossível.

//VD


Gonçalo
Wed May 18 17:30 2005



A Microsoft não percebeu que o Brasil numa solução financeiramente idêntica ou mesmo mais vantajosa se a escolha fosse os seus produtos, estes iriam á mesma optar pela Solução OpenSource devido á não dependência tecnológica de uma só empresa?
A Microsoft tomou um erro crasso ao apresentar uma proposta com o Windows XP Started Edition que só vinha dar razão ás limitações tecnológicas que o compromisso com a empresa trazia. Mas alguém no seu juizo prefeito vai pagar por um SO que não passa de uma "Demo" de outro, que em caso de um upgrade ao Hardware deixa de funcionar, sabendo que existe uma alternativa gratuita sem limitações?