View Comments



Soulfly@Praça Sony 2001
Sun Mar 20 17:45 2005



È PorradaEste foi sem dúvida um concerto memorável não tivesse eu passado 4 anos a escrever sobre o mesmo.
Depois de ter estado vários anos a ouvir sempre o mesmo som, pois o grunge havia acabado, e a música electrónica invadiu a cena musical com o underground ainda a viver do passado, eis que o Max Cavalera deixa os Sepultura e cria os Soulfly de modo a ter toda a liberdade artística. Para mim Soulfly foi na altura uma lufada de ar fresco na música que gosto de ouvir, um som tribal associado ao peso do metal e com uma mensagem a transmitir, enfim todos os ingredientes para que eu me "apaixonasse" pelo o resultado final.
Em 2001 tive a felicidade de os poder ir ver actuar na Praça Sony, para um concerto deste calibre é preciso ir com amigos de peso, e juntou-se uma tribo engraçada, Eu, o Miranda, o Mota, e o Artur.
Tivemos que fazer 50km e durante a viagem ia-se a ouvir o ultimo CD deles e a relatar peripécias de antigos concertos que tinhamos assistido, como o de Ratos de Porão onde o "Gordo" em 15m tinha bedido uma garrafa de whisky.
Chegado ao recinto, havia uma mistura de culturas muito interessante, por um lado viam-se os Metal´s vestidos de preto e cabelos compridos e com t-shirt´s ainda referentes a "Sepultura" por outro tinhamos pessoal mais colorido e com rastas e por fim alguns míudos meio perdidos com a expressão "Isto é so gente maluca".
Quando chegamos estavam a actuar os Primitive Reason, mas so passado 15m é que reparamos que eram eles, porque primeiramente dirigimo-nos aos bares como é da praxe. Mas Primitive estava realmente diferente, tinham mudado de vocalista e estavam a tocar em regimes mais rápidos que o habitual, foi uma agradável surpresa. Depois houve aqueles 10m de espera para que os Soulfly entrassem no placo que aproveitámos para ir ultrapassando a multidão de modo a ficarmos lá bem á frente onde tudo realmente acontece, a tensão atingiu o rubro quando as luzes se apagam e começa a ouvir-se o Birimbau como música de fundo, o momento que todos esperavam estava prestes a acontecer e ouvesse o Max.."Hey Lisboa.. Soulfly...Back to the Primitive", o concerto havia começado, era tempo de expulsar umas raivazinhas no meio daquele mosh. O Max é realmente um cão de palco, interagindo com o público de uma forma espontânea e muito pouco profissional que é o que se pede a um musico. Havia mil e uma peripécias que podia contar sobre aquela hora, mas não o vou fazer porque só interessa a quem as viveu.

Deixo aqui só um cheirinho do que foi o concerto e o feeling que por lá imperava.
Zombie esta é para ti.












Mojo_risin
Tue Mar 22 3:16 2005



Lindo...

Uma coisa que nunca mais me esqueço em termos de concertos/festivais foi pôr o pessoal a gritar "The Doors!" num raio de quilómetros, e o grito de "Loucura" do Miranda, isto tudo no Ermal. Essa brincadeira do Miranda fez com que, na manhã seguinte, estivessem um par de arruaceiros a cotocar a minha tenda, mas enfim, apesar de muitos filmes e peripécias, foi tudo tranquilo, como diria o Frota.
Agora poderíamos estar aqui horas, a contar histórias :)

P.S. Maluquinho da segurança, não permites links nos comentários pah :P Uma falha...


RE:Mojo_risin by Gonçalo
Tue Mar 22 11:19 2005



Festivais Musicais secalhar não vão passar disso mesmo, memórias. Não estamos velhos para dormir ao relento, para dividir uma sopa por 4 pessoas, para ter convites inesperados para realidades ocultas? Provavelmente não estamos assim tão cansados, pois já por várias vezes abservei a força emocional superar fisica, mas por outro lado os Festivais que se realizam hoje em dia estão longe dos meus gostos musicais.

Dá para fazer links no post, apenas não deixo que os façam via HTML. Se escreveres o URL do estilo http://www.playboy.com automaticamente é feito um link ;)


Mojo_risin
Tue Mar 22 19:30 2005



> Dá para fazer links no post, apenas não deixo que os façam via > HTML. Se escreveres o URL do estilo
> http://www.playboy.com automaticamente é feito um link ;)

Cool...
No entanto, é limitativo, como tu bem sabes. O texto do link tem necessariamente que ser igual ao do URI.
Aqui fica uma "feature request" :)