
Todas as sondagens dão um empate técnico entre os dois candidatos, o que significa que vamos ter uma eleição idêntica á ultima que elegeu o George W. Bush, e como esta foi rodeada de uma polémica extrema em termos de situações menos claras, existe agora o receio que as mesmas manobras de bastidores venham também a assombrar a actual eleição.
Como é de conhecimento público, em 2000 George W. Bush foi eleito presidente não através da contagem integral de todos os votos, mas por decisão de um tribunal que teve de intervir devido ás situações menos claras que aconteceram no Estado da Florida onde por coincidência o governador era o irmao do George Bush.
Com este cenário como fundo, é compreensível as suspeitas que os apoiantes de John Kerry têm em relação á eleição, que saíem ainda mais reforçada com testemunhos como este onde uma mulher queixa-se de ter tido diversos problemas quando quis votar electronicamente no candidato John Kerry pois a máquina de touch screen dizia sempre que tinha seleccionado o George Bush. As suspeitam aumentam quando o Chefe executivo da Empresa que implementou o programa do voto elecrónico afirma explicítamente que é apoiante activo do George W Bush.
Esta situação caricata faz-me lembrar um filme que visualizei á uns tempos, que tenta retratar através da comédia a "falsidade" destas eleições. Podem ver o filme aqui
Mas não é so no e-vote que existem problemas, as autoridades competentes já comunicaram que desapareceram misterioramente 60 mil boltins de votos dos correios.
E assim vai a maior democracia do Mundo...