View Comments



Eleições Presidenciais E.U.A
Mon Nov 1 20:19 2004



suspectÈ incontornável não se falar das Eleições Presidenciais dos EUA na medida em que todo o mundo será afectado pelo resultado destas.
Todas as sondagens dão um empate técnico entre os dois candidatos, o que significa que vamos ter uma eleição idêntica á ultima que elegeu o George W. Bush, e como esta foi rodeada de uma polémica extrema em termos de situações menos claras, existe agora o receio que as mesmas manobras de bastidores venham também a assombrar a actual eleição.
Como é de conhecimento público, em 2000 George W. Bush foi eleito presidente não através da contagem integral de todos os votos, mas por decisão de um tribunal que teve de intervir devido ás situações menos claras que aconteceram no Estado da Florida onde por coincidência o governador era o irmao do George Bush.
Com este cenário como fundo, é compreensível as suspeitas que os apoiantes de John Kerry têm em relação á eleição, que saíem ainda mais reforçada com testemunhos como este onde uma mulher queixa-se de ter tido diversos problemas quando quis votar electronicamente no candidato John Kerry pois a máquina de touch screen dizia sempre que tinha seleccionado o George Bush. As suspeitam aumentam quando o Chefe executivo da Empresa que implementou o programa do voto elecrónico afirma explicítamente que é apoiante activo do George W Bush.
Esta situação caricata faz-me lembrar um filme que visualizei á uns tempos, que tenta retratar através da comédia a "falsidade" destas eleições. Podem ver o filme aqui

Mas não é so no e-vote que existem problemas, as autoridades competentes já comunicaram que desapareceram misterioramente 60 mil boltins de votos dos correios.

E assim vai a maior democracia do Mundo...












LiLLy
Tue Nov 2 13:45 2004



Ia jurar que ontem tinha comentado.. mas enfim ;)
Só queria esclarecer um ponto: de facto, nas últimas eleições norte-americanas, George Bush não ganhou por número absoluto de votos. Mas tal aconteceu porque o sistema nos EUA é diferente do nosso, os candidatos ganham, não pelo número total de votos, mas sim por número de estados em que obtiveram a maioria. Assim, e como aconteceu nas últimas eleições presidenciais, um candidato pode ter o maior número de votos , mas mesmo assim não ser eleito.
Daí ser tão importante a campanha nos chamados "estados neutros".
Mas não deixa de ser um diaparate, a meu ver ;)


Re:Lilly by Goncalo
Tue Nov 2 15:21 2004



Em relacao ao facto de pensares ter comentado ontem, so tenho uma coisa a dizer "A Xotora nao anda nada bem"
:)
Aqui não há mistérios, as coisas nao desaparecem sem que eu assim o determine, certo? e tal nao sucedeu.

Em relacao ás eleiçoes dos E.U.A secalhar expliquei-me mal, porque eu sei que nao é o numero absoluto de votos que conta para eleger o canditato, apesar do paradoxo que isso me transmite pois na maior democracia do mundo existem votos que valem mais que outros, mas adiante, o que elegeu Bush foram os votos do Estado da Florida onde o governador era o seu irmao, e houve muitas suspeitas em relacao a esses votos pois se bem me lembro existiam mais votos que pessoas registadas para o fazer.


LiLLy
Tue Nov 2 16:01 2004



Já descobri mais um comentário noutra página que também não existe.. enfim, isto ontem não correu bem...
Sim, eu lembro-me que houve qualquer coisa estranha na Florida, mas realmente também não sei explicar o quê. Esperemos que as próximas eleições presidenciais não sejam tão obscuras ;)