Reflection



Copyright's and RSS
Sat Dec 10 21:38 2005



copyrightOra aí está uma história que tem vindo a arrebentar mas que na minha opinião está longe de acabada.

Esta semana tivemos um português em destaque no mundo da tecnologia, o Srº Francisco Pinto Balsemao. Como Presidente do Conselho de Editores Europeu expressou o seu desagrado contra os agregadores de noticías afirmando que "it is seeking at least $17.5 million (14.85 million euros) in damages" devido aos mesmos. Eu gostava de saber como se chegou a estes valores, mistério.

Não perceber que ser presença nestes agregadores é um sinal positivo, que muito provavelmente irá aumentar a publicidade ao site noticíoso, denota uma falta de visão típica de quem ainda nao assimilou o conceito internet. Não perceber que terceiros possam fazer lucro desde que ao mesmo tempo o lucro também aumente para o próprio é estar perto na insanidade negocial. Não haver uma única referência nas suas palavras de que existem meios técnicos que permitem que um site noticioso não seja agregado também denota uma má preparação do dossier, ou então os seus conselheiros( leia-se, Microsoft) ainda não ouviram falar do robots.txt.
Eu realmente até tremo, quando vejo (Ex-)Políticos Portugueses em cargos importantes pela Europa, poucos não são fantoches nas mãos de alguém.

Mas no meio destas declarações existe alguma razão em relação ao serviço do Google. O Google pública mais que o conteúdo que advêm do RSS e como agrega os sites noticiosos sem autorização, está certamente a infrigir o copyright, O YAHOO tem uma abordagem mais legal.

Ironia: Já ponderei até que ponto o Sr Balsemão não fez estas declarações porque a Sic anda com muito referrers do news.google.pt e o site pode vir a não aguentar.


Projecto Uptimes
Fri Dec 9 18:41 2005



Curiosamente, e passado alguns anos desde o seu início, ultimamente tenho recebido algum feedback em relação ao Projecto Uptimes.
Os mails recebidos estão normalmente associados a pedidos de novas funcionalidades para o site, desde RSS a gráficos individuais, etc...
O problema reside na minha disponabilidade para realizar tais tarefas, o que me levou a pensar noutra abordagem para o projecto. A ideia passa por disponabilizar um Webservice que forneça todos os dados que possuo sobre as máquinas na minha Base de Dados. Isto permitia que terceiros podessem fazer um frontend a seu gosto e quiça trabalhar mais esses dados de modo a apresentarem mais especificações sobre as mesmas.
A pergunta que surge é: Existe massa crítica suficiente do lado do cliente de modo a rentabilizar o Webservice? Ou seja, alguém iria codar um webclient?


Latências..
Tue Dec 6 20:07 2005



Round Trip Time before and after traffic shaper implementation.




The RTT will always be quite big cuz i'am using ICMP packets with some payload which travel by internacional link.


Dark Ages
Tue Nov 29 21:58 2005



Soulfly tribe

"'m a riotstarter
Molotov's on fire
Flame is getting higher
Higher, higher, higher

I'm the bullet holes
I'm the nailbomb
Sodom and Gomarrah

I'm in tribal war
I'm spitting on your grave
A face without a name
The killer and the prey
The song remains insane
Insane...

I'm the cop blaster
Fuel and disaster
I'm societ's end
Yeah you know my name..."